00:00:00
23 Nov

Quais são causas de recusas das indenizações de seguros

17 de setembro de 2019
547 Visualizações

De acordo com dados fornecidos pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), que representa 67 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar no Brasil, o mercado de seguros de pessoas  (seguros de vida, de acidentes pessoais, viagem, educacional, entre outras modalidades de proteção) somou R$ 21 bilhões no primeiro semestre deste ano, valor 14,71% superior aos R$ 18,4 bilhões registrados de janeiro a junho de 2018.

As vendas de seguros de vida cresceram e, com isso, podem aumentar também os problemas quando o consumidor precisar utilizar as coberturas do seguro. Ao adquirir um imóvel financiado e contratar o seguro prestamista, por exemplo, o segurado/mutuário, espera que, se vier a falecer, a sua dívida seja quitada e seus familiares não tenham que pagá-la. Mas nem sempre isso ocorre. Em alguns casos, as indenizações de seguro de vida são negadas pelas seguradoras, deixando os familiares desprotegidos.

O advogado Sandro Raymundo, especialista em seguros há mais de 15 anos e presidente do Instituto Segurado Seguro, explica as principais causas de recusas ao pagamento das indenizações de seguro de vida e os direitos dos beneficiários. São elas:

1.Omissão de doenças preexistentes

Não raras as vezes em que, após a morte do segurado, os beneficiários se deparam com recusas por parte das seguradoras, fundadas em suposta irregularidade nas informações prestadas pelo segurado acerca de seu estado de saúde, afirmando que o mesmo era portador de doenças preexistentes não informadas à Companhia de Seguros.

Isto porque, normalmente, no momento da contratação do Seguro de Vida, o consumidor preenche ou, em alguns casos, apenas assina, um questionário chamado “Declaração Pessoal de Saúde” (DPS). É com base nesse questionário que a seguradora calcula o preço do seguro, bem como se aceita ou não a contratação.

A seguradora somente tem o direito de negar o pagamento, se comprovar que o segurado omitiu doenças preexistentes de propósito, com o objetivo de levar vantagem indevida. Ou seja, ela tem que provar a má-fé do segurado.

“Na grande maioria dos casos, a eventual omissão não decorreu de fraude ou má intenção do segurado. Um questionário com perguntas mal formuladas ou a falta de devida informação ao segurado no ato da contratação, podem levar a erros no preenchimento”, afirma o advogado Sandro Raymundo. “Isso sem contar os casos em que não houve nenhuma omissão, como, por exemplo, quando o questionário pergunta se nos últimos 5 anos o segurado teve alguma doença grave e o segurado respondeu negativamente, pois teve um câncer curado há mais de 5 anos. Se a seguradora restringiu a abrangência temporal da pergunta aos últimos cinco anos, não pode alegar omissão a doenças anteriores a esse período”, acrescenta.

  1. A morte ocorreu quando o segurado estava com o pagamento da sua mensalidade em atraso

Segundo o advogado especialista em seguros, outra recusa recorrente refere-se ao argumento de que o segurado estava com a mensalidade (prêmio) ou parcela do financiamento em atraso quando do falecimento do segurado. “Mas o mero atraso no pagamento do prêmio, por si só, não autoriza a seguradora a recusar o pagamento da indenização. Quando o segurado está em atraso, a seguradora deve primeiro enviar-lhe uma comunicação, informando que não acusou o recebimento do prêmio, dando a ele um prazo para quitar a dívida e, esclarecendo ainda, que, se não houver o pagamento, o seguro ficará suspenso ou será cancelado”.

  1. Estado de embriaguez do segurado

No seguro de vida a cobertura é ampla e a recusa deve ser a exceção. Mesmo que o segurado esteja sob o efeito de álcool, seja na condução de veículo ou não, quando do óbito, a seguradora deve pagar a indenização do seguro de vida. É ilícita, portanto, a exclusão de cobertura sob alegação de embriaguez do segurado.

Comunicação Instituto Segurado Seguro

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
53 Vizualizações
Unimed
53 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
64 Vizualizações
Bradesco Seguros
64 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
49 Vizualizações
Allianz Partners
49 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin