00:00:00
27 Apr

Escritórios de advocacia aumentam a busca por seguros para proteção de seu negócio

13 de agosto de 2019
515 Visualizações

É cada vez maior o número de escritórios que procuram a contratação de seguro de responsabilidade civil para a proteção das suas atividades e dos seus sócios diante de eventual prejuízo financeiro causado aos seus clientes ou terceiros. Atualmente os escritórios vem assumindo cada vez mais contratos de risco por conta do momento delicado econômico e político que vive o Brasil e estes fatores devem influenciar o aumento na procura por este produto no segundo semestre.

“O exercício da atividade jurídica, seja ela contenciosa ou consultiva, possui riscos consideráveis que lhe são inerentes e cujos efeitos atingem, direta ou indiretamente, os seus sócios. Profissionais encarregados de tomar decisões estratégicas são por exemplo, responsáveis pelos seus atos e pelos danos causados em consequência das suas decisões”, explica Bruna Timbó, diretora executiva da LTSeg.

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional é justamente uma das formas de mitigação de riscos, pois transfere ao mercado segurador o risco financeiro do escritório frente aos seus clientes com relação aos prejuízos causados por falhas profissionais relacionadas, por exemplo, a perdas de prazo, falta de preparo de recursos, falha de correspondentes e subcontratados, prejuízos cibernéticos, direitos autorais, dentre outros. O seguro pode ser utilizado ainda para remediar determinada situação, pois garante ao escritório ou profissional segurado uma verba para despesas de publicidade, ou seja, para que se contrate profissionais para contornar determinada situação reputacional.

“É preciso que os escritórios de advocacia dirijam a sua atenção à necessidade de contratação de seguros para a proteção não somente do seu patrimônio físico, mas também do seu patrimônio intelectual e contra os danos que podem causar a terceiros. Estes prejuízos são, muitas vezes, irrecuperáveis a depender do tipo de demanda tratada e podem ter consequências gravíssimas e, às vezes, inviabilizar a continuidade do próprio negócio”, afirma Bruna.

Ser um gestor de um escritório de advocacia requer um olhar apurado sobre a sua operação, processos de checagem interno, equipe e sobre seus clientes, mas não apenas isso, requer especial atenção sobre os riscos inerentes ao negócio e sobre os processos de minimização das perdas para a garantia da proteção patrimonial e continuidade do negócio. Não é apenas impedir que as falhas ocorram, mas estar preparado para o seu contingenciamento.

Mosaike

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
54 Vizualizações
Zurich
54 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
50 Vizualizações
MetLife
50 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
38 Vizualizações
TEx
38 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin