O contexto das relações contratuais entre planos de saúde, hospitais e rede credenciada para o tratamento de 45 milhões de pessoas tem sofrido alterações muito importantes e que interferem no modelo de negócio e na forma de atendimento. Nas últimas semanas, o noticiário tem se concentrado sobre como alguns dos grandes participantes tem procurado impor formas de remuneração e até de procedimentos médico hospitalares acrescentando componentes de insegurança nas relações entre empresas – de todos os portes – da cadeia de saúde do país. Por conta disso, o IBDSS – Instituto Brasileiro de Direito de Saúde Suplementar estruturou o curso Revendo e Repensando os Contratos de Credenciamento, que será realizado dia 14/06, sexta-feira, o dia todo, no Hotel Nikkey Palace Hotel, Rua Galvão Bueno , 425, Liberdade – São Paulo/SP. Informações e inscrições podem ser feitas por (11) 3101.3095 com Simone e Claudia.
Para o presidente do IBDSS, José Luiz Toro da Silva, constata-se que muitos contratos estão em desconformidade com a Lei n. 13.003, de 2014, não atendendo, de forma integral, todos os requisitos das RNs. 363, 364 e 365, da ANS, com suas atualizações. “Por outro lado, novos desafios surgem, em face da discussão dos modelos alternativos de remuneração, baseados em critérios de qualidade e desempenho, sendo que a recente RN n. 436 determinou que os novos contratos firmados ou renovados, a partir de sua publicação, já devam considerar tais atributos”, diz.
Ele acrescenta que também foram alterados os critérios para o fator de qualidade da RN n. 364 e a ANS tem detectado sérios problemas em muitos contratos firmados e está realizando o acompanhamento das alterações de redes assistenciais. O curso também discutirá a forma de contratação de rede indireta, das chamadas ACOs, das clínicas populares e da Telemedicina, bem como a contratação e os impactos no Gerenciamento de Risco, na Governança Corporativa e no Compliance da Operadora, sujeitando-se, inclusive, a critérios de acreditação e certificação.
Saiba mais:
José Luiz Toro da Silva. Advogado e Professor. Pós-graduado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo e Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie. Pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas/Ohio University, no curso MBA Internacional – Direito da Economia e da Empresa. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie. Doutor em Direito pela FADISP. Membro efetivo da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência Médica, da OAB/SP. Membro da World Association for Medical Law. Professor convidado da Universidade de Coimbra. Sócio titular do escritório TORO ADVOGADOS ASSOCIADOS. Presidente do IBDSS – Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar. Consultor Jurídico Nacional da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde. Autor de obras jurídicas. Conferencista Nacional e Internacional. Participou recentemente do Seminário para Líderes e profissionais de saúde latino-americanos – Gestão de Saúde no Século XXI, na Harvard University.
Cleinaldo Simões Assessoria de Imprensa
Foto: visualhunt
You may be interested
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…
Dia do Músico: Bradesco Seguro Equipamento Musical
Publicação - 22 de novembro de 2024No dia 22 de novembro é comemorado o Dia do Músico. Para garantir a proteção de todos aqueles que amam ou vivem de música, a Bradesco Seguros…
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…