À frente dessas ameaças estão apenas eventos climáticos extremos, falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e grandes desastres naturais
Os ataques cibernéticos e fraude ou roubo de dados estão entre os cinco principais riscos que podem impactar os negócios nos próximos anos. Segundo relatório da seguradora Zurich, 82% dos executivos acreditam que os ataques de hackers vão aumentar significativamente até 2020. Foram ouvidos 1.000 empresários, executivos e empreendedores que participaram do World Economic Forum (WEF), na Suíça.
De acordo com o levantamento, que traz dados do relatório Global Risks Report 2019, produzido pela Zurich em parceria com a corretora de seguros Marsh, dois terços dos executivos estimam que os riscos associados a notícias falsas e o roubo de identidade estão entre aqueles com maior possibilidade de crescimento ainda neste ano.
No ranking do relatório, à frente dessas ameaças estão apenas os riscos ambientais (eventos climáticos extremos, falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e grandes desastres naturais). “A onipresença da computação em nuvem, junto com a interconectividade digital das empresas e seus fornecedores, levou um grupo cada vez maior de companhias a reconhecer sua vulnerabilidade”, afirma Fernando Saccon, Head de Linhas Financeiras da Zurich no Brasil.
À medida que os ataques cibernéticos se tornam mais frequentes e mais prejudiciais, as empresas precisam repensar suas estratégias de risco – incluindo as estratégias de seguro – para proteger a si e seus clientes da magnitude das perdas financeiras relacionadas ao ciberespaço. “Para qualquer empresa, reconhecer riscos e protegê-los é parte da condução de um negócio bem-sucedido”, diz. “A construção de cultura de conscientização, a adoção de resiliência cibernética e a execução de planos de resposta a incidentes são caminhos a serem traçados para a estratégia cibernética”, acrescenta.
Para o executivo, os riscos cibernéticos não são mais apenas uma preocupação de TI, nem estão limitados a determinados setores de uma organização. “Para proteger a integridade e a confiabilidade do ciberespaço, é preciso que haja união de forças entre governos, setor privado e sociedade”, diz.
5 principais riscos por probabilidade
- Eventos climáticos extremos (por ex., inundações, tempestades, etc.)
- Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas
- Grandes desastres naturais (por ex., terremoto, tsunami, erupção vulcânica, tempestades geomagnéticas)
- Incidente maciço de fraude/roubo de dados
- Ataques cibernéticos em grande escala
Fonte: Relatório Global de Riscos 2019
Conteúdo Comunicação
You may be interested

Benefícios de uma plataforma integradora para massificados
Publicação - 14 de janeiro de 2026O consumo digital criou uma nova expectativa: a de que qualquer aquisição, de um eletrodoméstico a um serviço financeiro, deve ser concluída de forma rápida e sem…

Títulos de Capitalização passam a ser aceitos como garantia
Publicação - 14 de janeiro de 2026A entrada em vigor do uso de Títulos de Capitalização da modalidade Tradicional como garantia em operações financeiras representa um avanço inédito para o setor. Com a…

Global business challenged by rapid emergence of a new age of competition
Publicação - 14 de janeiro de 2026Global business leaders are facing mounting risks, as deepening geopolitical divides, along with growing technological and societal challenges, are expected to continue to shape the business landscape…
Mais desta categoria













