À frente dessas ameaças estão apenas eventos climáticos extremos, falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e grandes desastres naturais
Os ataques cibernéticos e fraude ou roubo de dados estão entre os cinco principais riscos que podem impactar os negócios nos próximos anos. Segundo relatório da seguradora Zurich, 82% dos executivos acreditam que os ataques de hackers vão aumentar significativamente até 2020. Foram ouvidos 1.000 empresários, executivos e empreendedores que participaram do World Economic Forum (WEF), na Suíça.
De acordo com o levantamento, que traz dados do relatório Global Risks Report 2019, produzido pela Zurich em parceria com a corretora de seguros Marsh, dois terços dos executivos estimam que os riscos associados a notícias falsas e o roubo de identidade estão entre aqueles com maior possibilidade de crescimento ainda neste ano.
No ranking do relatório, à frente dessas ameaças estão apenas os riscos ambientais (eventos climáticos extremos, falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e grandes desastres naturais). “A onipresença da computação em nuvem, junto com a interconectividade digital das empresas e seus fornecedores, levou um grupo cada vez maior de companhias a reconhecer sua vulnerabilidade”, afirma Fernando Saccon, Head de Linhas Financeiras da Zurich no Brasil.
À medida que os ataques cibernéticos se tornam mais frequentes e mais prejudiciais, as empresas precisam repensar suas estratégias de risco – incluindo as estratégias de seguro – para proteger a si e seus clientes da magnitude das perdas financeiras relacionadas ao ciberespaço. “Para qualquer empresa, reconhecer riscos e protegê-los é parte da condução de um negócio bem-sucedido”, diz. “A construção de cultura de conscientização, a adoção de resiliência cibernética e a execução de planos de resposta a incidentes são caminhos a serem traçados para a estratégia cibernética”, acrescenta.
Para o executivo, os riscos cibernéticos não são mais apenas uma preocupação de TI, nem estão limitados a determinados setores de uma organização. “Para proteger a integridade e a confiabilidade do ciberespaço, é preciso que haja união de forças entre governos, setor privado e sociedade”, diz.
5 principais riscos por probabilidade
- Eventos climáticos extremos (por ex., inundações, tempestades, etc.)
- Falha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas
- Grandes desastres naturais (por ex., terremoto, tsunami, erupção vulcânica, tempestades geomagnéticas)
- Incidente maciço de fraude/roubo de dados
- Ataques cibernéticos em grande escala
Fonte: Relatório Global de Riscos 2019
Conteúdo Comunicação
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025