00:00:00
18 Apr

Por: Roberto da Rocha Azevedo, presidente da Abecor

O tema escolhido para o 8º Encontro de Resseguros do Rio de Janeiro – “Apoiando o Desenvolvimento” – não poderia ser mais oportuno e atual.

Na posse da Dra. Solange Paiva Vieira como Superintendente da Susep, ocorrida no dia 22 de Março, o Ministro da Economia Paulo Guedes ressaltou a importância do seguro e do resseguro para os planos de desenvolvimento do país, e a necessidade de reduzir a participação do Estado no nosso setor, questionando sua dispensável presença no controle de um ressegurador local através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. E também a presença em ramos chave, como o habitacional, rural, acidentes de trabalho, entre outros.

A superintendente abordou o papel do seguro e do resseguro no desenvolvimento de nossa economia, citando algumas áreas essenciais, como as da infraestrutura, construção civil, transportes e responsabilidade civil.

Essas questões ressaltam as perspectivas que o seguro tem pela frente no Brasil. Nesse promissor cenário nada se atingirá de positivo sem um forte mercado de resseguros que dê suporte a esse desenvolvimento. O volume de obras a serem contratadas, por exemplo, supera e em muito a capacidade de retenção do mercado. Sem um resseguro forte e atuante, as necessidades de garantias prestadas; os seguros de responsabilidade civil, property, transportes; todo esse quadro interligado tem de ter um respaldo sólido para sua efetivação. O que só pode ser obtido através dos planos de resseguro disponibilizados pelas empresas que operam no país.

Estamos, sim, confiantes no desenvolvimento do país e de nosso setor em particular. O novo governo está apenas iniciando seus trabalhos, e como é natural em todo começo, o entrosamento entre as áreas ainda parece pouco eficiente. Porém, nos setores ligados à economia, o que se pode sentir é um grande apoio popular, com muito entusiasmo e confiança, o que tem sido correspondido pelas altas esferas governamentais para fazer jus a confiança da população e do nosso mercado.

You may be interested

Junto Seguros é reconhecida como uma das melhores empresas para mulheres
Junto Seguros
23 Vizualizações
Junto Seguros
23 Vizualizações

Junto Seguros é reconhecida como uma das melhores empresas para mulheres

Publicação - 18 de abril de 2024

A Junto Seguros, líder do mercado de Seguro Garantia, está entre as melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil no Ranking Great Place To Work®. A…

Bradesco Seguros fortalece parcerias
Bradesco Seguros
37 Vizualizações
Bradesco Seguros
37 Vizualizações

Bradesco Seguros fortalece parcerias

Publicação - 18 de abril de 2024

Na última semana, a Bradesco Seguros marcou presença na Tecnoshow, uma das mais renomadas feiras de tecnologia rural do Brasil, sediada em Rio Verde/GO. O evento, que…

23º Congresso: associado ao Sincor tem 54% de desconto
Fenacor
34 Vizualizações
Fenacor
34 Vizualizações

23º Congresso: associado ao Sincor tem 54% de desconto

Publicação - 18 de abril de 2024

Os Corretores de Seguros associados aos Sincors têm mais 13 dias (até 30 de abril) para aproveitar o desconto superior a 54% na inscrição para o 23º…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin