00:00:00
26 Apr

Por: Moses Ojeisekhoba, CEO da Swiss Re Reinsurance

A devastação causada por um desastre natural não encontra fronteiras e não obedece as leis. A única certeza que temos de um terremoto ou de um furacão é o que acontece imediatamente nos dias seguintes, que pode afetar drasticamente o curso de recuperação a longo prazo. Para as economias em desenvolvimento, um dos maiores riscos é que um país que já está em crise não terá meios para manter serviços vitais e mergulhar de forma ainda mais profunda em uma luta dolorosa e prolongada para reconstrução. Mas não tem que ser assim. O Mecanismo de Seguro contra Riscos de Catástrofes do Caribe (CCRIF) está abrindo caminho para a resiliência, usando gatilhos paramétricos para pagamentos rápidos que ajudam a manter as funções básicas do governo e melhorar os fluxos de caixa. O CCRIF é o primeiro grupo de riscos multinacional do mundo e oferece proteção a 19 governos que são membros. Os pagamentos após os furacões Maria e Irma foram recebidos em menos de 14 dias. O CCRIF e parcerias similares estão ajudando a fechar a lacuna de proteção global – a diferença entre as perdas econômicas totais e as perdas seguradas. Nos últimos 10 anos, as perdas econômicas totais superaram as perdas seguradas em quase US$ 150 bilhões anuais. Embora o problema de falta de cobertura possa parecer assustador, ele apresenta uma oportunidade atraente para que nossa indústria faça a diferença tanto nos mercados desenvolvidos quanto nos emergentes.

Considere que um terço dos veículos nas estradas no Brasil não têm seguro automóvel porque a cobertura obrigatória é limitada à responsabilidade por lesões corporais. A agricultura brasileira também está em grande parte sem seguro, em torno de 90% – outro dado alarmante, considerando que este setor é responsável por 20% do PIB brasileiro. Economias como as do Brasil são especialmente vulneráveis porque indivíduos sem seguro muitas vezes não têm fundos de reserva para reparar ou reconstruir. A lacuna de proteção só aumenta à medida em que as populações aumentam, as pessoas vivem mais, acumulam mais ativos; e tendências como a rápida urbanização, concentram mais ativos em áreas propensas a catástrofes naturais. Além disso, as mudanças climáticas e os eventos mais frequentes e graves que os acompanham aumentam o problema.

O comportamento humano também contribui para a lacuna de proteção. Muitos dos consumidores brasileiros nunca possuíram uma apólice de seguro e não entendem o seu valor. Nossa indústria pode fazer um trabalho melhor, antecipando e respondendo às necessidades humanas básicas, ao invés de comercializar produtos que são muito ambiciosos, complexos e geralmente considerados desnecessários.

As comunidades mais vulneráveis e seus residentes merecem melhor acesso ao seguro, por isso devemos torná-lo mais acessível e informar sobre seus benefícios.

Resseguradoras, governos e organizações multilaterais também precisam desenvolver parcerias mais fortes para ampliar o alcance da cobertura do seguro. Felizmente, a tecnologia é um poderoso aliado para derrubar barreiras tradicionais. A inovação pode ajudar a aumentar a acessibilidade e a conscientização do produto, a expandir a distribuição e a melhorar a cobertura por meio de precificação mais precisa do risco. Na Swiss Re, estamos usando a tecnologia para ajudar nossos clientes a criar soluções inovadoras:

  • Na China, permitimos que mais de 1,5 milhão de dispositivos móveis forneçam seguro de vida em pontos de venda. A Magnum, nossa plataforma automatizada de subscrição Life & Health, ajuda nossos clientes a personalizar a própria experiência de consumidor e aproveitar as percepções significativas de dados provenientes de mais de 12 milhões de propostas de seguros processados a cada ano.
  • Na Flórida, estamos trabalhando com nossos clientes para oferecer aos moradores proteção por danos causados pela água e cobertura contra inundações dentro da apólice de seus proprietários. Esta é uma oportunidade para capitalizar em um pool de riscos considerável, usando um modelo de inundação totalmente probabilístico.
  • Na Califórnia, os donos de empresas estão comprando seguro paramétrico, para que possam continuar a cobrir suas despesas e proteger a renda no caso de um terremoto. Uma apólice paramétrica é subscrita usando apenas o nome, endereço e limite de cobertura do pretendente. Os segurados são notificados dos pagamentos por meio de seus telefones e os recursos são transferidos em até 36 horas. 

A tecnologia pode ser um importante facilitador. A chave para res(seguro) é destravar o potencial. Os seguros podem resolver muitos desafios que surgem nas economias em crescimento quando eles são mais fáceis de entender, mais acessíveis e mais atrativos economicamente. Hoje com o mundo em rápida transformação, a habilidade de nossa indústria de identificar, quantificar e gerenciar riscos será testada a cada momento. Estender a proteção do seguro a mais pessoas e diminuir a lacuna de proteção, será um grande passo para garantir um futuro mais seguro e resiliente para todos e não há lugar melhor para começar do que com os motoristas e fazendeiros do Brasil.

You may be interested

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros
Interesse Mercado
50 Vizualizações
Interesse Mercado
50 Vizualizações

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

Para atender aos corretores de seguros que anseiam diversificar os negócios, conquistar mais clientes e aumentar a lucratividade na corretora, a plataforma de especialização em seguro de…

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros
Tecnologia
44 Vizualizações
Tecnologia
44 Vizualizações

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

A Interfile, empresa do grupo Atento e uma das maiores de serviços de BPO no país, segue investindo em seu novo modelo de negócios que alia consultoria…

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais
SegurPro
44 Vizualizações
SegurPro
44 Vizualizações

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais

Publicação - 25 de abril de 2024

O mercado de carros elétricos tem registrado um aumento expressivo no número de vendas no Brasil. Em 2023, foram quase 94 mil emplacamentos, um crescimento de 91%…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin