00:00:00
26 Nov

5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor da CNseg reúne o secretário da Senacon e lideranças do setor de seguros

29 de março de 2019
800 Visualizações

Foto: Luciano Benetti Timm, secretário nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), durante sua palestra no event0.

 

Primeiro evento aberto ao mercado de seguros que contou com a participação do novo titular da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor

 

Promovida pela CNseg – a Confederação das Seguradoras, a 5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor, nesta quinta-feira (28/03), avaliou avanços e desafios da relação de consumo. Dos debates, participaram o secretário nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Luciano Benetti Timm, a diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Sanches Freira, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano e a  diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, além de lideranças setoriais, ouvidores de seguros e representantes do governo federal, dos Procons, de órgãos de supervisão do mercado segurador e de saúde suplementar.

Na abertura do evento, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, destacou que ser mais bem compreendido pelos consumidores é um mantra seguido pelas seguradoras de todo o mundo. Ele lembrou, nesse sentido, as diversas ações do Programa de Educação em Seguros promovido pela CNseg como livretos, cartilhas, vídeos, estudos setoriais, para oferecer conteúdos que permitam o melhor conhecimento dos fundamentos e produtos, para melhorar o poder de escolha do consumidor. “Dessa forma, com informações qualificadas e estruturadas, todos ganham”, declarou ele, para quem a melhor compreensão da missão do seguro reflete-se no crescimento da demanda por proteção de maior qualidade pela sociedade.

A diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, fez questão de destacar  o papel dos ouvidores em dar voz aos segurados dentro das empresas e efetividade a outras ações de proteção ao consumidor que harmonizam as relações de consumo. “Para difundir o acesso do consumidor aos canais de atendimento do setor, lançamos o livreto Canais de Atendimento do Programa de Educação em Seguros da CNseg e, desde 2015, fazemos os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros pelo Brasil”, informou.

Solange Beatriz destacou o engajamento do setor de seguros na plataforma Consumidor.gov, serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos. Segundo ela, 97% das reclamações do setor de seguros na plataforma são respondidas, e das que são resolvidas, 65% receberam notas 4 ou 5 (máxima) ao atendimento – índice superior à média geral da plataforma. Atualmente, as seguradoras aderentes ao Consumidor.gov representam 83% do mercado.

“Levantamentos realizados na Comissão de Ouvidoria da CNseg demonstraram que em mais da metade das companhias as manifestações recebidas pelo Procons (46%) e pelo canal Consumidor.gov (66%) são tratadas pelos Ouvidores, qualificando sobremaneira o atendimento prestado por esses profissionais, e contribuindo para a divulgação dessa importante plataforma governamental”, assinalou Solange Beatriz. A participação do ouvidor é destacada também na ‘desjudicialização’. “Cerca de 1,25% das demandas tratadas e respondidas negativamente nas Ouvidorias ensejou ações judiciais. Isso demonstra que o atendimento qualificado prestado demonstra a capacidade das companhias de resolver seus problemas em casa”, destacou ela.

“É um momento de desjudicializar sem precarizar direitos”, disse o secretário Lucianno Timm, em sua palestra sobre a defesa do consumidor na era da economia digital. Segundo ele, a judicialização gera gastos extraordinários. Ele lembrou que os custos de processos somaram R$ 84,8 bilhões em 2016, algo perto de 1,3% do PIB, recursos que poderiam estar sendo aplicados, por exemplo, em saneamento básico. O secretário enfatizou que o acesso à ordem jurídica justa compreende mais do que somente o acesso ao Judiciário, abrangendo também os mecanismos alternativos adotados pelas empresas, como a negociação, a mediação e a conciliação que acontecem nas ouvidorias e na plataforma consumidor.gov. Foi o primeiro evento aberto ao mercado de seguros que contou com a participação do novo titular da Senacon.

Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou também da abertura do evento e assinalou que as ouvidorias se tornaram estratégicas para os aperfeiçoamentos exigidos na relação de consumo de saúde suplementar, ao dar acolhimento e tratamento adequados às reclamações dos segurados.  “As operadoras dos planos de saúde amadureceram muito nos últimos anos. A Ouvidoria tem servido cada vez mais como um mecanismo de gestão aprimorado, ou seja, ela tem o papel de nos auxiliar a fazer um trabalho cada vez melhor”, disse a reguladora.

Superintendência -Executiva de Comunicação e Imprensa da CNseg

You may be interested

‘Oito vantagens do uso da Inteligência Artificial na regulação de sinistros’
Artigo
17 Vizualizações
Artigo
17 Vizualizações

‘Oito vantagens do uso da Inteligência Artificial na regulação de sinistros’

Publicação - 26 de novembro de 2024

No meu último artigo, destaquei cinco vantagens que a Inteligência Artificial (IA) oferece ao trabalho de subscrição, especialmente a capacidade de ajudar a identificar comportamentos suspeitos e…

Fundación MAPFRE premia projetos desenvolvidos através do programa Educação Viária É Vital
Fundación Mapfre
19 Vizualizações
Fundación Mapfre
19 Vizualizações

Fundación MAPFRE premia projetos desenvolvidos através do programa Educação Viária É Vital

Publicação - 26 de novembro de 2024

Com o objetivo de celebrar o encerramento das atividades do programa Educação Viária é Vital (EVV) em 2024, a Fundación MAPFRE promove na próxima sexta-feira, 29, a…

Seguro viagem: região nordeste registra alta na procura do serviço
CNseg
20 Vizualizações
CNseg
20 Vizualizações

Seguro viagem: região nordeste registra alta na procura do serviço

Publicação - 26 de novembro de 2024

A importância de se proteger e evitar “dor de cabeça” durante o período que estejam em férias ou fora do seu domicílio é um dos principais motivos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin