Foto: Vanessa Alves, diretora comercial da San Martin
Rede apostou em ação de capacitação e treinamento para transformar franqueados em referência no mercado
Rede apostou em ação de capacitação e treinamento para transformar franqueados em referência no mercado
Em um mercado competitivo, leva a melhor quem apresentar um diferencial. No ramo de vendas, por exemplo, um bom vendedor deve possuir algumas características, como, boa comunicação, carisma e, claro, paciência. Mas acima de tudo, e antes mesmo de todos esses adjetivos, obter conhecimento diante do seu produto/serviço é fundamental para que o profissional tenha êxito no negócio. Pode parecer básico, mas esse é um diferencial que poucos têm.
No ramo das corretoras, o cenário não foge à regra; e se faz ainda mais necessário. Em um segmento onde o nicho é centralizado em vendas de seguros para automóveis, obter conhecimento de outros produtos e passar ao consumidor detalhes da importância de cada um deles, é a saída para garantir boas vendas.
Pensando justamente nisso, a San Martin Corretora (franquia de corretora de seguros) criou uma ação de treinamento e capacitação, no qual, eleva seu time de franqueados à especialistas em seguros. A ação faz parte de uma nova era de estratégias para posicionar a marca como referência no seu mercado de atuação.
“Este é um marco para nós, já que somos pioneiros a desenvolver algo do tipo no ramo de corretoras de seguros”, evidenciou a idealizadora do projeto, Vanessa Alves, diretora comercial da San Martin.
Dessa forma, a franquia criou a 1ª Formação de Especialistas – San Martin, projeto que tem como principal objetivo a preparação de profissionais qualificados para identificar, aproveitar as oportunidades do mercado em segmentos pouco explorados como: Seguros de Vida, Saúde, Transportes, Frota, Responsabilidade Civil, Empresarial e Agrícola. O evento aconteceu na cidade sede da marca, São José do Rio Preto (SP), nesta última semana.
Vanessa explica que foram selecionados 70 franqueados – aqueles que apresentam os melhores resultados em toda a rede, cujas unidades somam mais de 300 – para uma imersão completa no universo de seguros, durante uma semana, e contando com a orientação e ensinamentos de profissionais altamente qualificados e com vasta experiência no setor.
“Os profissionais responsáveis pela formação dos franqueados são especialistas vindos direto da matriz das seguradoras os quais fizeram um treinamento técnico, bastante detalhado sobre os conceitos, regras, documentações, benefícios, exemplos de sinistros, diferenciais e até pós venda de cada produto”, explica a diretora.
Preparação na ponta
Rafael Toscano, 36 anos, saiu de Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes) especialmente para participar do evento. Com a franquia desde 2014, para ele, no dia a dia, dúvidas e incertezas podem atrapalhar as vendas. “Se temos alguma dúvida, passamos insegurança ao cliente que fica receoso quanto o fechamento do negócio. Ao conhecermos melhor o produto, termos detalhes de como ele funciona, a venda é certa. Eu vim apostando muito no seguro vida e no frota; quero atuar forte na minha região porque tem mercado para isso. Acredito que irei voltar muito preparado nesses segmentos. Sair do tradicional (seguro auto) e apostar em produtos novos que a gente não tem costume de vender por lá, e que possui maior rentabilidade com o corretor em si, com certeza irá nos trazer bons resultados”, conta.
Bruno de Oliveira, 36 anos, está animado com o crescimento de produtividade que a capacitação pode gerar ao seu negócio localizado em Guripi – TO. “Senti que é uma inovação! Foi muito bom, pois eu já queria investir mais no agro e transporte e através dessa especialização vou conseguir. Seguro todo mundo pensa em auto, com essa especialização vou ter conhecimento para poder passar ao franqueado”, falou o empresário.
Há algum tempo, Diego Caldeira, 28 anos, já culminava uma perspectiva diante da necessidade de um treinamento. “Ficamos pensando só na parte comercial e se a gente se capacita como especialista conseguimos nos dedicar a mais produtos. Como especialistas, conseguimos ter total conhecimento sobre nosso leque de seguros e conseguimos atender os clientes com mais qualidade a demanda pouco explorada que existe no mercado”, falou. “Acredito muito que com esse treinamento vou conseguir dar um up no faturamento”.
“Não há vendas sem conhecimento”
A necessidade de ter uma equipe preparada e altamente qualificada para vendas é essencial na base de toda empresa. Essa foi a premissa que incentivou a San Martin a criar o treinamento de capacitação. “Não há vendas sem conhecimento. Quanto maior seu conhecimento, maior sua argumentação”, evidencia Vanessa. Ela afirma que, neste caso, a formação de especialistas vai muito além da preparação da força de vendas da rede, trata-se da preparação de profissionais qualificados para identificar e atender a necessidade dos clientes nos mais diversos ramos.
De acordo com ela, a expectativa é um incremento na produção gerando crescimento de 30% na receita da empresa em relação ao ano anterior. “Toda estratégia foi traçada levando em consideração os produtos que estão no foco das seguradoras no ano de 2019, em geral produtos mais rentáveis e com baixa sinistralidade”, finaliza.
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