Marcas como Audi, BMW, Honda, entre outras, chamaram a atenção ao falar de inovação, mobilidade e até novas tecnologias, que modernizam também a forma de comprar e vender um carros usados no Brasil
Conhecida como autotechs, plataformas online conectam compradores e vendedores de seminovos por meio da internet, garantindo conforto e segurança para as partes.
Nas primeiras semanas do ano aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Consumer Eletronics Show (CES 2019), conhecida como a maior feira de tecnologia do mundo. Com mais de 4.500 expositores, o evento reuniu mais de 188.000 profissionais da indústria para uma imersão em produtos que prometem revolucionar o mercado da tecnologia.
Um dos segmentos que se destacou foi de Automóveis. Marcas como Audi, BMW, Honda, Hyundai entre outras, ganharam uma atenção especial ao falar de inovação, mobilidade e até novas tecnologias avançadas, como por exemplo, um sistema criado pela Ford que permite evitar acidentes em cruzamentos e protege pedestres por meio de smartphones conectados ao veículo.
No Brasil, o segmento também tem se destacado por meio de startups do setor, conhecidas como Autotechs. Uma solução que cresceu no último ano – e que já faz sucesso lá fora – são os marketplaces de compra e venda de carros usados. Esse modelo de negócio oferece segurança, agilidade na hora de fechar uma compra e preços mais acessíveis – já que a maioria das empresas possuem uma equipe enxuta, onde o vendedor leva o carro até o consumidor, não precisando de uma estrutura maior como as lojas físicas.
Um exemplo é a Carflix (www.carflix.com.br) – startup que conecta compradores a vendedores de carros seminovos selecionados por meio de uma plataforma online. A empresa cresceu mais de 600% em 2018 e seu site funciona como um shopping virtual – realizando a intermediação entre pessoas físicas. “Hoje em dia as pessoas usam a internet para quase tudo. Pesquisar informações de um produto, comparar preços e até contratar um serviço. O objetivo da Carflix é mudar o modelo de negócio tradicional dominante no Brasil, oferecendo ao consumidor alternativas seguras por meio da tecnologia”, explica Fábio Pinto, CEO da Carflix.
Como funciona para o comprador?
Ao se interessar por um carro o comprador pode tirar todas suas dúvidas por meio de canais de comunicação no site. Permanecendo o interesse, o próximo passo é ver o carro pessoalmente. Para isso é agendado um horário junto com a Carflix, que disponibiliza um local no qual o comprador pode ver o carro com toda a tranquilidade. Toda a negociação de valores é feita diretamente com os especialistas da plataforma.
Se o comprador fechar o negócio, é assinado um contrato de compra e venda entre as partes e a Carflix. Com esse contrato, todos têm a segurança jurídica de que a venda existe e, assim, o comprador pode fazer o depósito do valor em uma conta custódia da empresa. Quando o depósito for efetivado, a empresa avisará o vendedor para que preencha e assine o Documento Único de Transferência (DUT).
Como funciona para o vendedor?
Para vender um carro, basta acessar o site da Carflix e informar alguns dados do veículo, como modelo, ano de fabricação e placa, e agendar uma inspeção detalhada do automóvel. Nela são verificados mais de 130 itens antes de ser anunciado para venda – entre mecânica, elétrica, funilaria, suspensão, interior, funcionamento geral, entre outros. Além disso, é feita uma extensa verificação da documentação do carro, minimizando as chances de haver alguma restrição no veículo.
Caso o veículo passe na inspeção, é definido um valor para ele. O preço de venda é decidido pelo vendedor em conjunto com a plataforma, que possui um banco de dados com informações de institutos de renome, bem como médias do mercado em geral. Ao aceitar o valor proposto pela empresa, o carro é publicado no site e nas mídias sociais da startup e em até 48h está pronto para receber propostas.
“Acreditamos que as duas partes ganham com esse modelo. Para o comprador, a Carflix preza pela comodidade e segurança e por isso oferecemos um ano de garantia completa. Além disso, ao invés de ocupar o tempo do cliente com o deslocamento, nós vamos onde o consumidor estiver. Já para quem vende, a Carflix cobra apenas uma taxa de 5,9%, bem abaixo do que a média cobrada pelas concessionárias – cerca de 15%. Um bom negócio para os dois lados”, finaliza.
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Foto: visualhunt/CC0 1.0 Universal (CC0 1.0) Public Domain Dedication
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