A importância da avaliação patrimonial para fins de seguro
Por: Jabor Descio Sobrinho, CEO da Engeval – Engenharia de Avaliações
Anos atrás era comum as empresas estabelecerem o valor segurado dos seus ativos tomando como base valores oriundos de registros contábeis, fato que levava à adoção de valores em risco distorcidos e, naturalmente, ocasionando prejuízos advindos de prêmios superestimados ou subestimados. Assim, a correta contratação de uma apólice deve estar baseada nos valores em risco fixados mediante rigorosa avaliação patrimonial. Tão importante quanto eleger um bom corretor e uma boa seguradora é a escolha da empresa que irá avaliar o seu patrimônio e estabelecer os reais valores em risco.
A correta determinação dos valores em risco deve ter como foco o real custo de reposição/reprodução dos ativos a serem segurados. Lembramos que a avaliação patrimonial está suportada em técnicas de engenharia e na realidade do mercado de cada classe de ativo.
O resultado final da avaliação é um relatório no qual todos os ativos seguráveis estão detalhadamente descritos e alocados por área de risco.
O relatório apresenta para os envolvidos na contratação da apólice, os seguintes valores para cada ativo: custo de reposição/reprodução novo, custo de reedição (custo de reprodução novo, menos a depreciação física) e valor máximo para seguro – igual ao valor de novo, quando a depreciação técnica for inferior a 50% ou duas vezes o valor depreciado, quando a depreciação for superior a 50%.
A existência de um consubstanciado relatório de avaliação, além de permitir o estabelecimento em bases reais dos montantes em risco, contribui para a regulação em caso de sinistros, tanto no que diz respeito à sua agilização, quanto no sentido de dirimir eventuais dúvidas que normalmente surgem.
You may be interested

MAG abre turma de formação para Especialistas em Proteção Financeira
Publicação - 3 de julho de 2025No próximo dia 7 de julho, a MAG Seguros, empresa especializada em vida e previdência, com 190 anos de atuação ininterrupta no país, abre uma nova turma…

Marcada a data para lançamento oficial do 6º CONSEGNNE
Publicação - 3 de julho de 2025O lançamento oficial da edição 2026 do 6º Congresso dos Corretores de Seguros do Norte e do Nordeste (6º CONSEGNNE) ocorrerá no próximo dia 15 de julho (terça-feira),…

Mapfre digitaliza seguro patrimonial rural
Publicação - 3 de julho de 2025A MAPFRE, companhia global do mercado de seguros e de serviços financeiros, está lançando uma nova plataforma online voltada ao seguro patrimonial rural, numa estratégia para ganhar…
Mais desta categoria



