A importância da avaliação patrimonial para fins de seguro
Por: Jabor Descio Sobrinho, CEO da Engeval – Engenharia de Avaliações
Anos atrás era comum as empresas estabelecerem o valor segurado dos seus ativos tomando como base valores oriundos de registros contábeis, fato que levava à adoção de valores em risco distorcidos e, naturalmente, ocasionando prejuízos advindos de prêmios superestimados ou subestimados. Assim, a correta contratação de uma apólice deve estar baseada nos valores em risco fixados mediante rigorosa avaliação patrimonial. Tão importante quanto eleger um bom corretor e uma boa seguradora é a escolha da empresa que irá avaliar o seu patrimônio e estabelecer os reais valores em risco.
A correta determinação dos valores em risco deve ter como foco o real custo de reposição/reprodução dos ativos a serem segurados. Lembramos que a avaliação patrimonial está suportada em técnicas de engenharia e na realidade do mercado de cada classe de ativo.
O resultado final da avaliação é um relatório no qual todos os ativos seguráveis estão detalhadamente descritos e alocados por área de risco.
O relatório apresenta para os envolvidos na contratação da apólice, os seguintes valores para cada ativo: custo de reposição/reprodução novo, custo de reedição (custo de reprodução novo, menos a depreciação física) e valor máximo para seguro – igual ao valor de novo, quando a depreciação técnica for inferior a 50% ou duas vezes o valor depreciado, quando a depreciação for superior a 50%.
A existência de um consubstanciado relatório de avaliação, além de permitir o estabelecimento em bases reais dos montantes em risco, contribui para a regulação em caso de sinistros, tanto no que diz respeito à sua agilização, quanto no sentido de dirimir eventuais dúvidas que normalmente surgem.
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

