00:00:00
19 Apr

O papel da liderança quando a empresa está inadimplente

25 de novembro de 2018
410 Visualizações

Planejar para a necessidade de recorrer a uma empresa de títulos é a                 melhor  opção.

Liderar é um dom, mas também é um exercício diário que requer uma visão em 360 graus da atuação da empresa, (além de vertical e horizontal). Nos dias de hoje, eu diria que isso tudo ainda é muito pouco, porque um líder, além de ter que gerir diferentes equipes com atributos distintos e profissionais dos mais variados cargos hierárquicos, tem que ter a competência de muitas vezes, tirar a empresa de dívidas.

Tudo o que é relacionado a sanidade das contas da empresa, que naturalmente seria mais atributo do financeiro, do comercial, do jurídico, do contas a pagar e receber, ou do marketing, em meio a esta situação degradada que está a economia nacional, passou a ser também uma responsabilidade da liderança, (não que já não fosse, mas agora é muito mais).

Liderar e empreender no Brasil não é fácil, há um certo preconceito quanto ao empreendedor que acaba resvalando na liderança também. Há uma errôneo preconceito para com quem está na posição de chefe ou de empreendedor, e ainda mais se essa pessoa for bem-sucedida, pois no imaginário de grande parte da população, o patrão ou o líder é trapaceiro, injusto, cruel e não merece chegar onde chegou ou está tentando chegar.

O fato é que, afora essa questão supracitada, também recai agora sobre um líder, a responsabilidade de negociar ou renegociar dívidas, pois estamos vivendo um período em que esta função requer “dar a cara a tapa”, exige grande habilidade, (quase que uma especialização) e muitas empresas não possuem um departamento com pessoal e braço dedicado à esse tipo de atividade.

Tenho aconselhado, em diversas conversas ao longo de minha carreira, a muitas lideranças e muitos empresários a, ou adquirir essa qualidade ou a terceirizá-la, para que possam se dedicar às suas atribuições e funções naturais, evitando assim desgastes.

Em uma situação em que a empresa está endividada, o líder tem que se voltar para a gestão das pessoas (suas expectativas, estresses com possíveis demissões, replanejamento de aumentos salariais, de postergação de promoções, frustrações, etc.), além disso tem que focar na gestão de clientes (estar mais próximo deles, criar novas oportunidades), tem também que repensar as ações de marketing, posicionamento de marcas, tem que olhar todos os departamentos desde lá de cima, e de dentro deles, e orquestrá-los. É quase injusto pensar que numa situação de inadimplência, o líder também tenha que viver o estresse do credor “sobre ele”, todo dia e toda hora. Mas, infelizmente isso já está acontecendo e muitos líderes com quem eu converso têm me mostrado essa preocupação e essa pressão.

Aos líderes que estão gerindo empresas endividadas e irão se arriscar a assumir essa responsabilidade sozinhos, eu aconselho nunca mais deixar todo o seu faturamento na mão de um ou de poucos clientes. Diversifiquem, prospectem, reduzam a volatilidade de sua carteira de clientes. Além disso, cumpram com a palavra após uma negociação e criem fundos para, caso saiam do vermelho, tenham recursos em caixa para novos períodos de turbulência. Ter dinheiro em caixa é ter condições de negociar melhor suas dívidas. “Passarinho que chega à fonte mais cedo, bebe água mais fresca”, diz o ditado popular.

Mas aos líderes que querem realmente acertar o caminho, sem correr riscos, eu aconselho que façam suas gestões planejando, desde o início, a possibilidade de se procurar uma empresa especializada em recuperação de títulos de crédito, com profissionais especializados nessa função, para que, havendo uma necessidade, não recaia sobre vocês, a responsabilidade de carregar o piano sozinho nas costas.

 

Sidney Almeida de Sousa é mestre em Administração de Empresas,                    especialista em Marketing e conta com uma sólida trajetória de mais                  de  35 anos no setor de cobrança empresarial., tendo portanto grande                renome no mercado e experiência, o que o coloca entre os grandes                      especialistas em questões ligadas à recuperação de créditos entre                        Pessoas Jurídicas (PJ). Empreendedor, preside a Hold Brasil, uma das               cinco maiores empresas do segmento no país.

Foto: visualhunt/Canon Canon EOS 50D

You may be interested

FGV está com inscrições abertas para Exame Nacional de Habilitação para Corretores de Seguros
FGV
49 Vizualizações
FGV
49 Vizualizações

FGV está com inscrições abertas para Exame Nacional de Habilitação para Corretores de Seguros

Publicação - 18 de abril de 2024

A FGV Conhecimento está com inscrições abertas para o 5º Exame Nacional para Corretores de Seguros. Com provas no modelo online presencial ou de forma online remota,…

A Importância do Seguro para Empresas
Interesse Público
64 Vizualizações
Interesse Público
64 Vizualizações

A Importância do Seguro para Empresas

Publicação - 18 de abril de 2024

O desabamento do teto de um supermercado em Diadema, região metropolitana de São Paulo, é um evento alarmante que coloca em evidência a importância do Seguro de…

Pottencial simplifica contratação de seguro Máquinas e Equipamentos
Pottencial
62 Vizualizações
Pottencial
62 Vizualizações

Pottencial simplifica contratação de seguro Máquinas e Equipamentos

Publicação - 18 de abril de 2024

A Pottencial Seguradora, que cresceu 25% no segmento de Máquinas e Equipamentos em 2023, tem buscado expandir sua atuação junto a produtores da agricultura familiar. Esse segmento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

InCor alerta para o controle da hipertensão
Diversos
59 Vizualizações
59 Vizualizações

InCor alerta para o controle da hipertensão

Publicação - 18 de abril de 2024
IRB recebe homenagem na Câmara dos Deputados
IRB (Re)
60 Vizualizações
60 Vizualizações

IRB recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Publicação - 18 de abril de 2024
Mercado de planos odontológicos no Brasil
OdontoPrev
57 Vizualizações
57 Vizualizações

Mercado de planos odontológicos no Brasil

Publicação - 18 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin