00:00:00
24 Apr

Previdência Social é colocada em debate na ANSP

29 de outubro de 2018
359 Visualizações

As alterações e impactos da previdência social foram os tópicos discutidos no Café do Seguro, promovido pela ANSP, que aconteceu no dia 23 de outubro, no Sindseg-SP. Em pauta, abordou-se, também, o cenário e perspectivas da Previdência Social, bem como as tendências do mercado.

João Marcelo dos Santos, presidente da Academia, fez a abertura do evento. Para ele, a reforma é necessária. “Nosso papel é discutir isso sempre que possível, ajudando o país, o setor e as pessoas que, em última instância, serão as beneficiadas por esse sistema de Previdência”, afirma.

Mediando a programação, Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial entende que esse tema gera reflexões sobre uma possível Previdência Sustentável. “Hoje, isso não é possível em função por nossa Previdência Social estar associada a muitos outros benefícios tendo eles o mesmo fundo de recurso”, explica.

Hélio Zylberstajn, economista e professor, iniciou o primeiro painel falando sobre uma disruptura. De acordo com ele, é preciso duas reformas: uma para os que ingressarão no mercado de trabalho e outra para os que já estão. “Quem for entrar, contará com novas regras, um sistema novo, equilibrado e que reduz os encargos sobre o salário. Ao mesmo tempo, precisamos mudar os parâmetros do que existe hoje, se não, o país quebra”, acredita.

No segundo momento, a atuária Claudia Campestrini explanou sobre Previdência Complementar Fechada. A palestrante entende que esse veículo financeiro auxilia na capitalização de fundos para uma aposentadoria melhor. “Diante de um INSS deficitário e de um Estado Democrático de Direito que, provavelmente, não poderá suportar o orçamento da previdência da forma como ela é estruturada hoje, os fundos de pensão vêm com esse propósito”, garante.

Entidade Aberta de Previdência Complementar foi o tema discutido por Miguel Leôncio Pereira, Acadêmico da ANSP e atuário. O convidado também apresentou a característica dos produtos existentes e sua evolução. “O país está em uma discussão sobre a Reforma da Previdência Social e a Previdência Privada faz parte da solução dessa questão”, acredita.

Por fim, a coach executiva e de carreira Rosana Sá falou sobre o impacto do componente emocional na comunicação. Para ela, o tema é relevante nas relações humanas e tem relação direta com a disseminação de Seguros e Previdência. “Muitos de nós não temos Previdência por falta de uma comunicação efetiva e muitos dos segmentos não tem suas próprias proteções e previdências como deveriam ter”, explica.

Essa edição do Café com Seguro foi coordenada por Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP e coordenador das comissões técnicas de seguros de crédito, garantia e fiança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR, e Magali Rodrigues Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP. A abertura do evento e a composição da mesa ficaram a cargo do Acadêmico e Diretor da ANSP, Rafael Ribeiro do Valle, e as dúvidas e apontamentos sob coordenação de Pedro Antonio Franceschini.

Oficina do Texto

You may be interested

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas
Interesse Mercado
40 Vizualizações
Interesse Mercado
40 Vizualizações

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas

Publicação - 24 de abril de 2024

A Globus Seguros, corretora especializada em riscos diferenciados com mais de 40 produtos e atuação nacional, divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024. A corretora registrou…

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores
HDI Seguros
51 Vizualizações
HDI Seguros
51 Vizualizações

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores

Publicação - 24 de abril de 2024

Para reforçar o lançamento do Cresça Corretor, novo programa de relacionamento com os corretores do Grupo HDI, a companhia iniciou uma série de encontros com parceiros com…

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout
Artigo
39 Vizualizações
Artigo
39 Vizualizações

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout

Publicação - 24 de abril de 2024

Um ambiente cada vez mais intenso e volátil, associado a fatores como excesso de trabalho, ambiente organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, entre outros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin