00:00:00
26 Apr

Sompo investe em tecnologia para incrementar soluções de relacionamento com o cliente

26 de dezembro de 2017
1836 Visualizações

A excelência no atendimento é um desafio constante a empresas de qualquer ramo de atividade. Numa área sensível como a de Seguros, o relacionamento com segurados e corretores de seguros ganham relevância ainda mais estratégica. A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – aliou tecnologia e know how como tática para implementar um novo conceito orientado ao cliente com base na metodologia Net Promoter Score (NPS), que tem a finalidade de mensurar o grau de satisfação e lealdade dos clientes para com a empresa. “A Sompo tem um histórico de diálogo com o seu público. Muito antes de haver a obrigatoriedade pela Susep, nós já contávamos com uma Ouvidoria porque sabíamos da relevância de ouvir a opinião do corretor de seguros e o segurado sobre nossos produtos e serviços, bem como para acompanhar nossos processos e implementar melhorias”, ressalta Celso Ricardo Mendes, diretor de operações da Sompo Seguros.

A metodologia veio de encontro à política da Sompo, que coloca o cliente no centro das decisões de negócios e trabalha sob cinco pilares: qualidade, agilidade, proximidade, cuidado e relacionamento. A estratégia de atuação da Sompo prevê o acompanhamento do cliente na jornada fim-a-fim, que começa no processo de decisão de contratação e passa pelas boas-vindas, utilização de serviços de assistência, eventuais sinistros e até na renovação do seguro.

Tudo começou com processo de integração das seguradoras Yasuda e Marítima, que viriam a dar origem à Sompo Seguros. Para que a unificação de produtos, sistemas, equipes e processos pudesse acontecer com tranquilidade, foi estabelecido um comitê de gestão do cliente. “O primeiro aspecto a ser considerado é a necessidade de contar com as principais lideranças da empresa. O comitê de gestão de clientes começou com o total apoio e engajamento do presidente da companhia e é ele quem lidera até hoje as atividades deste grupo”, destaca Mendes.

A partir daí, foi estruturada uma área específica para esse fim, denominada Experiência do Cliente, com uma equipe dedicada, além da participação e apoio de uma equipe multidisciplinar, de profissionais representantes de diferentes setores da seguradora, tais como as áreas Comercial, de Sinistros, Técnica e de Tecnologia da Informação.

Para garantir canais de comunicação adequados aos diversos perfis de público com os quais trabalha, a Sompo adotou também o conceito de Engagement Center Omnichannel, que exige estratégias específicas para administrar a interação por múltiplos canais. Hoje a companhia conta com serviços como o atendimento pessoal (filiais e pontos de atendimento presenciais para serviços específicos), atendimento telefônico (URA Inteligente e Central de Atendimento) e click (Chat, aplicativos e portais tanto do Corretor quanto do Segurado, que são responsivos para autoatendimento).

A mais recente iniciativa implementada é o uso da plataforma de computação cognitiva IBM Watson para cotação e emissão de apólices do seguro Garantia. Com isso, a companhia é a primeira no Brasil a utilizar a tecnologia Chatbot para contratação de seguros. Outra iniciativa é um aplicativo lançado em novembro, que tem como objetivo trazer mais facilidades e agilidade no atendimento dos seus segurados de saúde. Com uma interface simples e intuitiva, o novo recurso já está disponível para download gratuito na Playstore (https://bit.ly/SompoSaude) e Apple Store (https://bit.ly/SompoSaudeAS) e traz como funcionalidades, a carteirinha virtual, a rede referenciada e outras. “Cada público tem seu canal de comunicação de preferência. A novas tecnologias trazem mais facilidades e agilidade no contato. Acredito que, no futuro possa haver uma distribuição mais equânime de demandas por canal e que, em alguns níveis, o atendimento possa acontecer por meio remoto. Mas sempre vamos contar com o atendimento pessoal ou telefônico, não só para atender a determinados públicos, mas também conforme o nível de complexidade das demandas atendidas”, observa Mendes.

Atendimento Humanizado

Um dos desafios observados pela Sompo foi o de incorporar as novas tecnologias ao mesmo tempo que trabalha sob a visão do Atendimento Humanizado, conceito adotado pela companhia que tem como objetivo garantir um atendimento de excelência e fazer com que segurados e corretores parceiros vivenciem a proximidade da companhia. Essa metodologia prioriza um conjunto de ações e atitudes para detectar as necessidades específicas dos clientes e parceiros.

“Garantir o acesso rápido e prático às informações, bem como determinar meios para que a pessoa tenha a percepção de um atendimento personalizado são elementos cruciais no processo de fidelização de clientes. A inovação está na confluência do uso de novos recursos e trato adequado do contato por meio de cada canal específico, com a aplicação de técnicas adequadas de atendimento pessoal”.

RMA Comunicação

You may be interested

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros
Interesse Mercado
51 Vizualizações
Interesse Mercado
51 Vizualizações

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

Para atender aos corretores de seguros que anseiam diversificar os negócios, conquistar mais clientes e aumentar a lucratividade na corretora, a plataforma de especialização em seguro de…

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros
Tecnologia
45 Vizualizações
Tecnologia
45 Vizualizações

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

A Interfile, empresa do grupo Atento e uma das maiores de serviços de BPO no país, segue investindo em seu novo modelo de negócios que alia consultoria…

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais
SegurPro
44 Vizualizações
SegurPro
44 Vizualizações

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais

Publicação - 25 de abril de 2024

O mercado de carros elétricos tem registrado um aumento expressivo no número de vendas no Brasil. Em 2023, foram quase 94 mil emplacamentos, um crescimento de 91%…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin