Em 10 anos, enquanto os processos judiciais em geral cresceram 50% no Brasil, no segmento de Saúde esse aumento chegou a 130%. Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) para o Conselho Nacional de Justiça.
Dentro do mercado de seguros, um dos ramos que mais sofrem com a judicialização são os relacionados a riscos pessoais, mas eles não são os únicos. “Os prejuízos para as seguradoras não existem apenas quando elas perdem as ações, já que é preciso ter uma pesada estrutura para gerir esses processos, o que pode ser muito oneroso”, afirma o
Em 10 anos, enquanto os processos judiciais em geral cresceram 50% no Brasil, no segmento de Saúde esse aumento chegou a 130%. Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) para o Conselho Nacional de Justiça.
Dentro do mercado de seguros, um dos ramos que mais sofrem com a judicialização são os relacionados a riscos pessoais, mas eles não são os únicos. “Os prejuízos para as seguradoras não existem apenas quando elas perdem as ações, já que é preciso ter uma pesada estrutura para gerir esses processos, o que pode ser muito oneroso”, afirma o Dr. Leonardo Bagno, Gerente jurídico da Delphos.
A empresa começou a operar no suporte total a processos judiciais com o seguro habitacional do extinto Sistema Financeiro Habitacional – SFH, passando depois a oferecer serviços de back office e gestão administrativa de ações para todos os ramos de seguros de massa. “Nos últimos anos, a Delphos conseguiu mitigar perdas de mais de R$ 4,2 bilhões para seus clientes”, relata.
Uma equipe composta por técnicos administrativos, analistas jurídicos e advogados já foi responsável pelo acompanhamento de mais de 30 mil ações judiciais, de mais de 280 mil autores.
O BPO (Business Process Outrsourcing) de Processos Judiciais da Delphos garante o acompanhamento dos processos e apoio aos escritórios técnicos contratados pelas companhias, desde a recepção das novas ações até o seu encerramento efetivo. “Assim, garantimos autonomia e segurança para as seguradoras na defesa dos seus interesses no âmbito jurídico”, resume Leonardo Bagno.
Entre as tarefas que as seguradoras transferem à empresa estão a recepção e cadastramento das ações, elaboração de subsídios para as defesas, controle de prazos judiciais, remessa de publicações para os escritórios contratados, gestão de documentos, manutenção e atualização da base de dados da companhia sobre processos, controle de despesas e reembolsos, etc.
A Delphos também auxilia na indicação de auxiliar técnico para realização de perícias e advogados correspondentes e na preparação dos processos para políticas de reembolso e sistematização dos pagamentos realizados pelas seguradoras e seus escritórios contratados.
Informações à Imprensa | VTN Comunicação
Foto: Dr. Leonardo Bagno, Gerente jurídico da Delphos / JRS
You may be interested

Bradesco Seguros promove encontros com corretores durante a Agrishow
Publicação - 9 de maio de 2025O Grupo Bradesco Seguros esteve presente na Agrishow 2025, realizada em Ribeirão Preto (SP), entre os dias 28 de abril e 2 de maio e, além da participação na maior…

CCS-SP discute os impactos das mudanças na legislação de seguros
Publicação - 9 de maio de 2025O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) promoveu almoço, no dia 6 de maio, no Terraço Itália, com o objetivo de atualizar seus associados…

Grupo HDI inaugura matriz oficial em São Paulo
Publicação - 9 de maio de 2025O Grupo HDI, um dos principais conglomerados seguradores do Brasil, celebrou nesta quinta-feira (08) a inauguração oficial da sua nova matriz, localizada na região da Berrini, em…
Mais desta categoria



