00:00:00
25 Apr

Acidentes em eventos despertam “seguro”

17 de julho de 2019
338 Visualizações

O mercado de festas e eventos no Brasil tem uma parcela significativa no desenvolvimento da economia. Dados da Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC) apontam que esse segmento cresce, em média, 14% ao ano. Reforça esse cenário, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), na qual, mostra que o setor movimentou em 2017, R$17 bilhões de reais.

Anualmente são inúmeros eventos acontecendo pelo país. Não há um número oficial, mas não é preciso fazer muita pesquisa para saber que todos os dias acontecem pelo Brasil afora milhares de comemorações, reuniões, cerimônias, festas e afins. Outro número ainda não contabilizado pelo mercado, mas que faz parte de todo esse universo, é em relação a quantia de acidentes que acontecem. Diariamente somam-se pelo Brasil, situações corriqueiras envolvendo acidentes de trabalho e de participantes nesses eventos.

Queda de camarotes durante shows, descarga elétrica em estandes, desabamento de estruturas, acidentes com trabalhadores durante as montagens, roubos e furtos; são muitos imprevistos que ocorrem em grandes e pequenas proporções. Contudo, uma forma de amenizar essas situações é através seguro.

À mercê

Um seguro para eventos tem como objetivo preservar o organizador e os participantes. Assim, os prejuízos de uma série de ocorrências não são pagos pelos responsáveis pela festa, mas sim, pelas seguradoras. Sabendo que qualquer acidente ou situação que acontecer no evento é de responsabilidade dos organizadores, como prevê a lei, quando este não possui seguro, a empresa ou indivíduo arca sozinho com indenizações, custos de reparos e ações judiciais.

Os preços deste tipo de proteção são variados. Depende da seguradora, o tipo de evento, duração, público e coberturas contratadas. Mas os custos em geral não costumam superar 20% do valor total do evento.

Responsabilidade Civil – Eventos

Vanessa Alves, diretora comercial da San Martin Seguros, explica que o RC (Responsabilidade Civil) Eventos como é conhecido o seguro para eventos, oferece opções de coberturas diferentes, nas quais, atendem as mais variadas necessidades, como: proteção contra danos corporais e/ou materiais causados a terceiros, cancelamento, adiamento e interrupção, equipamentos diversos para a realização do evento, foto e vídeo; instrumentos musicais; estruturas temporárias; objetos cinematográficos; decoração, mobiliário, stands e acessórios, presente de casamento, traje de casamento, roubo de valores, bilheteria, entre outros.

“Esse seguro é muito bacana porque pode cobrir desde desastres a situações mais simples, porém essenciais para o sucesso do evento – como algo referente à decoração, por exemplo. Já ‘salvamos’ muitas festas por ai”, explica a diretora em tom descontraído.

Anote as dicas

Ela reforça que na hora de contratar um seguro de eventos é preciso se atentar a alguns detalhes! “Escolha corretores tradicionais, com experiência no mercado; leia atentamente sua apólice – principalmente dos itens que detalham o que está garantido e os riscos que são excluídos, isso evitará surpresas desagradáveis. Escolha bem as coberturas; o custo de alguns seguros são baixos, porém,  os danos e as perdas que você eventualmente causar a outras pessoas, involuntariamente, podem resultar em indenizações muito altas,  capazes de abalar o patrimônio do segurado”, finaliza.

Fatos&Ideias Comunicação

You may be interested

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas
Interesse Mercado
47 Vizualizações
Interesse Mercado
47 Vizualizações

Globus Seguros cresce 62% em apólices emitidas

Publicação - 24 de abril de 2024

A Globus Seguros, corretora especializada em riscos diferenciados com mais de 40 produtos e atuação nacional, divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024. A corretora registrou…

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores
HDI Seguros
59 Vizualizações
HDI Seguros
59 Vizualizações

Executivos do Grupo HDI se encontram com corretores

Publicação - 24 de abril de 2024

Para reforçar o lançamento do Cresça Corretor, novo programa de relacionamento com os corretores do Grupo HDI, a companhia iniciou uma série de encontros com parceiros com…

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout
Artigo
44 Vizualizações
Artigo
44 Vizualizações

ADP aponta três dicas para empresas combaterem burnout

Publicação - 24 de abril de 2024

Um ambiente cada vez mais intenso e volátil, associado a fatores como excesso de trabalho, ambiente organizacional desfavorável, problemas de relacionamento com líderes e/ou colegas, entre outros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin