00:00:00
28 Mar

Ecossistemas digitais: juntos vamos mais longe

14 de junho de 2019
826 Visualizações

Temos o nosso próprio entendimento do que são ecossistemas. Imaginamos interdependência, complementaridade, e um produto final que é resultado harmonioso da colaboração das partes.

Já dizia um amigo: “Juntos vamos mais longe”. A alcateia, o cardume, a colmeia são exemplos da natureza para demonstrar que a atuação em grupos gera prosperidade. A língua portuguesa tem nos coletivos a relevância de palavras que descrevem os grupos: turma de alunos, comitiva de boiadeiros, tribo de índios e por aí afora. Por que seria diferente no mundo digital?

Participamos de comunidades digitais, mas a maioria ainda as utiliza como passatempo. Conheço poucos que atuam profissionalmente em comunidades, ou, num conceito mais estruturado, como ecossistemas digitais, com o objetivo de aprendizado, sustento e prosperidade.

Por que isto ocorre? Acredito que a principal razão seja o fato de os ecossistemas digitais serem novidade em nossas vidas. Ainda estamos avaliando, em breve saberemos como utiliza estes “locais” e o seu potencial para o nosso bem e da comunidade.

Especialistas dizem que no mundo digital somos diferentes – mais destemidos. É fácil ver a energia investida na defesa de posições e ideias, muitas vezes isto jamais ocorreria no mundo “real”. Perece que temos os ingredientes para seguir em frente, partindo do campo das ideias para o das ações.

Estou lendo o livro Plataforma – A Revolução de Estratégia, de Geoffrey Parker,‎ Marshall Alstyne e Sangeet Choudary. O livro descreve como as tecnologias digitais estão transformando o mundo, a economia e os negócios em alta velocidade.

Não podemos postergar a nossa atuação neste novo mundo digital. Este é de todos, pobres e ricos, instruídos e nem tanto. Engana-se quem acredita que é coisa de nerd, ou moderninho, e que ainda está “distante para acontecer no Brasil”.

O momento para atuar num ecossistema digital é agora. No setor de seguros, onde atua a empresa de tecnologia Sistran, vejo claramente um amplo ecossistema, interligando seguradoras, corretores, clientes, gerenciadores de riscos prestadores de serviço e órgãos reguladores. Ao conectar toda essa cadeia produtiva, as partes ganham força para se desenvolver, há uma preocupação genuína com a necessidade de proteção.

A produtividade aumenta significativamente quando se divide o trabalho em especialidades e se trabalha de forma colaborativa, integradas digitalmente.

*Por Rogério A. Nunes, parceiro da Sistran, atuou por 30 anos como especialista e gestor de TI no mercado de seguro. 

Ruco Comunicação

Foto: Manuel Acebedo: El Viajero de La Janda Litoral / Visual Hunt

You may be interested

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência
SIS Innov & Tech
47 Vizualizações
SIS Innov & Tech
47 Vizualizações

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência

Publicação - 27 de março de 2024

Embora o meio físico e as relações interpessoais sejam importantes, não considerar os canais digitais pode limitar significativamente o alcance e o engajamento de uma companhia com…

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum
CNseg
75 Vizualizações
CNseg
75 Vizualizações

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum

Publicação - 27 de março de 2024

Com o objetivo permanente na defesa dos interesses do mercado segurador e estreitamento na discussão de temas comuns a diversos setores econômicos do país, a Confederação Nacional…

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA
Grupo Bradesco Seguros
126 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
126 Vizualizações

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA

Publicação - 27 de março de 2024

O Grupo Bradesco Seguros passou a disponibilizar, este ano, em sua plataforma Universeg, voltada para o aprendizado dos corretores, cursos preparatórios para as certificações ANBIMA (CPA-10, CPA-20…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin