00:00:00
17 Jun

ANSP e IBA firmam parceria

21 de maio de 2019
270 Visualizações

Foto:  João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP e Letícia Doherty, presidente do IBA.

 

Na última terça feira, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), assinaram um termo de cooperação técnica. A parceria visa a realização conjunta de cursos, seminários, palestras e outras atividades técnicas e culturais, além de oferecer descontos em workshops e eventos aos seus associados.

Para João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, o objetivo comum de dar mais consistência técnica ao mercado através da produção e divulgação de conhecimento oferece uma oportunidade de fortalecimento das entidades. “Temos grande interesse em ter parcerias cada vez mais fortes com universidades e instituições e o IBA é uma entidade muito importante, na medida em que congrega todos os atuários do Brasil e tem um papel importante na produção de normas técnicas”, afirma.

A presidente do IBA, Letícia Doherty, explica que a parceria também permite a propagação do conhecimento para além do setor. “É a chance que nós temos de fazer com que a informação, que fica muito restrita no nosso segmento, chegue cada vez mais longe a quem possa se interessar e a quem precisa estar protegido, seja pelo seguro ou previdência, para os infortúnios e eventos aos quais estamos sujeitos a cada dia”, completa.

As condições do convênio podem ser conferidas no site da ANSP: http://www.anspnet.org.br/noticias/convenio-ansp-e-iba/

Para comemorar a celebração da parceria, foi realizado um Café com Seguro com dois painéis que discutiram a relação entre o IBA, os atuários e a supervisão de seguros e previdência complementar e a reforma da previdência pública.

No primeiro painel, João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, e Joel Garcia, diretor do IBA, discutiram os bônus e ônus da responsabilidade de técnicos e dirigentes. “É importante que os profissionais estejam cientes do poder que eles têm, mas também do ônus de tomar uma decisão indevida que pode prejudicar não somente o trabalho, mas a sociedade como um todo”, explica Letícia Doherty, presidente do IBA e moderadora do painel.

Renato Follador, consultor em Previdência, e Sérgio Rangel, coordenador da Cátedra de Previdência Complementar Fechada da ANSP, abordaram a Reforma da Previdência, desde o aumento da longevidade às contas nocionais. “Por meio de uma visão analítica, pudemos ver como a Previdência poderia ser alterada com um embasamento mais técnico e atuarial. Além disso, percebemos que nem toda essa mudança está sendo falada. Poderia ser colocada de uma forma mais resumida para a população e sem tanto viés político”, pondera a moderadora Magali Zeller, Coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP.

O diretor da ANSP, Acadêmico Rafael Ribeiro do Valle, ficou responsável pela apresentação, composição da mesa e abertura do evento. O evento foi coordenado pelo Ac. Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR; Ac. Sergio Rangel, Coordenador da cátedra de Previdência Complementar Fechada da ANSP; João Marcelo Carvalho, Vice-presidente do IBA; e Samantha Redig, Diretora de publicações do IBA

Oficina do Texto

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WordPress Video Lightbox Plugin