00:00:00
25 Nov

Sompo Seguros investe no desenvolvimento de uma cultura mais inovativa

24 de julho de 2019
1226 Visualizações

Para desenvolver a cultura de inovação dentro da companhia, a Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – contratou a ilegra, empresa global de design, inovação e software. Juntas desenvolveram uma série de iniciativas com o intuito de promover a inovação dentro da empresa no Brasil. Reconhecida globalmente por seu perfil inovador, com laboratórios digitais no Japão, Israel e Estados Unidos, o desafio era criar um modelo brasileiro, sem replicar conceitos de fora.

A parceria deu início a um processo de culturalização da companhia, por meio da formação do grupo de agentes da inovação e seleção de ideias inovadoras que se transformaram em projetos. Também foram realizados workshops, Talks e treinamentos relacionados ao tema. Os agentes dedicaram 10% do seu tempo durante seis meses para participarem do programa.

Entre os projetos desenvolvidos pela Sompo Seguros com o foco em inovação está o Seguro Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. Esse produto, inédito no Brasil, indeniza o custo com reparos ou reposição de equipamentos tais como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão pelas mãos e próteses em caso de acidentes de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, desabamentos, atropelamentos, assaltos à mão armada etc. O projeto está diretamente conectado com o posicionamento da Sompo Seguros em criar inovação para o bem-estar das pessoas. Como resultado, a companhia conquistou o reconhecimento do mercado por meio de relevantes prêmios nacionais.

Além disso, há outros 15 projetos na esteira de Inovação, em estágio avançado, já perto da fase de teste e implementação. As iniciativas contemplam a aplicação de Inteligência Artificial, bots, big data etc. em soluções voltadas a trazer novas formas de interação, gerenciamento e utilização de dados. Entre elas, estão projetos voltados à área de RH praticamente prontas para serem implementadas, que devem contribuir para agregar valor, bem como com a gestão e controles internos de pessoas. Já em termos de produtos e serviços, estão para serem lançadas novidades que devem trazer muito mais comodidade aos segurados, além de propiciar mais oportunidades de negócios para corretores de seguros em ramos como Agronegócio, Automóvel, Condomínio, Residencial e Saúde.

“A ilegra montou conosco a estrutura de inovação na Sompo, sem um modelo definido, desenvolvendo todo o processo de forma colaborativa. Elaboramos uma estratégia de inovação escalável e orgânica, projetada para os próximos quatro anos, e construída para ser ajustada o tempo todo. A customização foi um dos principais diferenciais do trabalho: primeiro eles buscaram entender profundamente as nossas necessidades para, depois, pensar na melhor forma de atuação”, comenta Claudio Quaglia, Gerente de Inovação da Sompo Seguros.

“Diante de um cenário bastante adverso, principalmente pela velocidade com que o comportamento de compra do consumidor evolui frente às novas tendências, utilizamos técnicas de pesquisa e desenvolvimento com foco no cliente, considerando todos os atores das cadeias de valor (por linha de negócio)”, analisa Quaglia. “A inovação deixou de ser um diferencial para ser questão de sobrevivência para as empresas”, finaliza.

“Estabelecer uma cultura de inovação com o efetivo engajamento de times multifuncionais é um dos principais desafios das empresas, e não encará-los de frente pode trazer consequências como equipes apáticas, pseudoinovações, e pouco preparo para competir por clientes, que estão cada vez mais dinâmicos e exigentes”, acrescenta Caroline Capitani, VP de Digital Design e Inovação da ilegra. “O case da Sompo Seguros é um exemplo de como, com a abordagem certa, é possível engajar times e mudar mindsets para que projetos inovadores sejam criados, testados e retroalimentados com o feedback de mercado”, conclui Capitani.

Um dos resultados do trabalho realizado em parceria com a ilegra foi o reconhecimento que a Sompo Seguros recebeu, como a seguradora mais inovadora do país. Ela está entre as 150 empresas selecionadas pelo Anuário Valor Inovação Brasil 2019, um ranking realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, que as classifica a partir de quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado.

Departamento de Marketing e Comunicação

 

Sobre a ilegra

 

A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com 17 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado inquieto. Com parcerias estratégicas com Google, AWS e GitHub, a empresa possui em seu portfólio de clientes companhias líderes de mercado que tem a inovação em seu DNA, como Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank, Orizon, Embraco, AGCO, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
72 Vizualizações
Unimed
72 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
91 Vizualizações
Bradesco Seguros
91 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
66 Vizualizações
Allianz Partners
66 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin