Segundo dados da Secretaria da Previdência do Ministério da Economia, em 2018, o déficit da Previdência foi de 195,2 bilhões reais. Entre os fatores responsáveis, estão o envelhecimento da população; somente no Brasil, 12,5% possui mais de 65 anos. Embora esse número não seja elevado em relação a outros países, os gastos estão acima da média: “Temos gastos comparados a regiões da América Latina que possuem cerca de 30% de pessoas com mais de 65 anos”, explica Sergio Rangel, Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).
Segundo o Diretor, esse sistema previdenciário é insustentável a longo prazo. “Existe uma certa benevolência com relação a concessão de benefícios. O próprio BID mostra que, em 2065, o Brasil vai chegar a 50% de comprometimento do seu PIB em pagamentos de benefícios”, afirma. Rangel também ressalta que a reforma é fundamental para o crescimento do país, entretanto outras ações também precisam ser tomadas, como taxas de juros mais baixas.
A edição completa do Panorama do Seguro com a participação de Sergio Rangel pode ser conferida em: https://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=63
Oficina do Texto
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









