00:00:00
28 Apr

Brasileiros estão mais receosos e cresce busca por seguros

6 de junho de 2019
924 Visualizações

Ainda é pequena a parcela de brasileiros que se preocupam em fazer algum tipo de seguro antes de sofrer um sinistro. A verdade é que ninguém gosta de pensar no pior ou que algum acontecimento infeliz poderá acontecer. Porém, seguros de proteção pessoal, residencial e automóvel são fundamentais nos dias de hoje com o cenário crescente de roubos e desemprego e devem ser inseridos no planejamento financeiro de qualquer família.

Segundo dados recentes apontados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), em 2018 as contratações de seguros para proteção pessoal (seguro de vida, seguro de acidentes pessoais, prestamista, entre outras modalidades) somaram R$41,4 bilhões. Esse valor é 9,4% maior aos R$37,9 bilhões registrados em 2017.

No mesmo período as indenizações pagas pelas seguradoras totalizaram R$9 bilhões contra R$8,7 bilhões em 2017. “Os seguros de pessoas são instrumentos importantes de proteção social e ajudam a preservar as conquistar materiais e financeiras das famílias”, diz Jorge Nasser, presidente da FenaPrevi.

O seguro de vida é o que mais registrou procura dentro dessa modalidade de produto e esteve entre as coberturas mais contratadas com 39% dos prêmios arrecadados (valor pago pelos segurados para contratar a proteção dos seguros). Na categoria vida individual os prêmios foram de R$3,5 bilhões, alta de 24% em comparação aos R$2,8 bilhões de 2017. Já o seguro de vida em grupo movimentou R$11,5 bilhões no ano passado, resultado 6% superior aos R$10,9 bilhões em 2017.

“A cada dia que passa os seguros pessoais têm um crescimento exponencial. A nova geração de consumidores tem uma percepção melhor da grande necessidade de se obter um seguro deste tipo. A preocupação na busca por seguros aumenta principalmente após o casamento e nascimento do primeiro filho. Atualmente, com o grande índice de violência urbana, surgimento de novas doenças, acidentes de trânsito e de trabalho, as pessoas sentem uma necessidade maior em se obter uma proteção financeira que resguarde contra riscos de acidentes, invalidez, doenças e até mesmo contra a morte”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da rede de franquias Quisto Corretora de Seguros, que conta com 70 unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Mol pontua que há uma demanda maior por seguros de proteção pessoal nos meses de outubro e novembro devido ao grande apelo para as campanhas do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, no qual as seguradoras criam campanhas de vendas para produtos de vida personalizados para homens e mulheres incluindo coberturas específicas para doenças como câncer de mama e de próstata.

A Quisto oferece cerca de 90 tipos de soluções em seguros, somente o de proteção pessoal representa 12% na produção total da franqueadora.

Com o desemprego de mais de 13 milhões de brasileiros, o diretor executivo acredita que esse fato tem impulsionado a procura por seguros de proteção pessoal, pois as pessoas teriam medo de ficarem desamparadas. “O desemprego é um “fantasma” que preocupa diariamente milhões de trabalhadores brasileiros. Atualmente, temos vários produtos que garantem indenizações em caso de desemprego, o que faz com que as pessoas se sintam atraídas pelos mesmos. O valor do seguro é tão pequeno se levarmos em conta que é possível deixar garantias de que a família se reestruturará em eventuais dívidas em caso de morte do beneficiário”, afirma.

O número alarmante de mortes por acidente no início deste ano despertou o interesse das pessoas em contratarem o seguro de vida. “Trata-se de uma forma de garantir que a família do segurado tenha apoio financeiro para se restabelecer, em casos de uma fatalidade. É uma forma de proteger a família e trazer mais tranquilidade. Inclusive, o próprio segurado poderá receber indenização em caso de invalidez ocasionada por acidente ou doença. Claro, que ninguém gosta de ficar imaginando algo do tipo, porém fatalidades podem acontecer e ter a consciência desse tipo de proteção traz mais segurança para que o cônjuge e os filhos não tenham preocupação financeira”, avalia Mol.

 Alta expressiva

Assim como o seguro de vida, o seguro prestamista (que cobre o pagamento de prestações de compras no varejo no caso de morte, invalidez ou perda involuntária do emprego do titular da apólice) e que representa 30% do setor também apresentou evolução. A modalidade movimentou R$11,3 bilhões no ano passado, resultado 19% maior ao alcançado em 2017 quando registrou R$9,5 bilhões.

Já o seguro de acidentes pessoais teve a terceira maior representatividade do total de prêmios (15%) somando R$5,6 bilhões, enquanto que em 2017 o acumulado foi de R$5,3 bilhões.

O seguro auxílio funeral também esteve entre os seguros mais procurados. Durante o ano de 2018 os prêmios foram de R$602,2 milhões com alta de 10,4%. No ano anterior, os prêmios foram de R$ 545,3 milhões.

Fatos&Ideias Comunicação

You may be interested

C6 Bank lança seguro celular
Zurich
180 Vizualizações
Zurich
180 Vizualizações

C6 Bank lança seguro celular

Publicação - 26 de abril de 2024

O C6 Bank acaba de lançar um seguro contra roubo e furto de celular em parceria com a Seguradora Zurich, líder nesse segmento de mercado. O produto também…

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO
MetLife
83 Vizualizações
MetLife
83 Vizualizações

MetLife marca presença na 19ª edição do SIMPLO

Publicação - 26 de abril de 2024

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, esteve presente na 19ª edição do Simpósio dos Planos Odontológicos (SIMPLO), que aconteceu nos dias 25…

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história
TEx
92 Vizualizações
TEx
92 Vizualizações

Episódio 50 traz a magia por trás da criação de cada história

Publicação - 26 de abril de 2024

Este não é apenas um marco histórico, mas uma chance de compartilhar os bastidores de cada episódio do TExTalk, o podcast que foca em contar as histórias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin