Por Fabio Pinto, especialista em automóveis e CEO da Carflix
Pesquisa da Fenauto aponta no primeiro quadrimestre do ano foram vendidos cerca de 4.499.859 veículos seminovos no Brasil contra 4.464.773 no mesmo período do ano passado, o que representa um leve aumento de 0,8%.
Os dados mostram que, apesar do cenário econômico desfavorável há algum tempo no país, muitos brasileiros não deixam de lado a velha e boa troca dos seus carros usados por modelos mais novos. Mas esses números positivos escondem velhos problemas: Carros novos, são muito caros para a maioria da população e automóveis que estão mais ao alcance do consumidor são aqueles seminovos, muitas vezes anunciados na internet pelo próprio dono.
Entretanto, veículos usados também costumam dar trabalho para proprietários e compradores. Depreciação de preços pelas concessionárias, anunciar em plataformas online e a insegurança de fazer negócios com estranhos são algumas das dificuldades para quem aposta neste mercado para ter o tão sonhado carro. De acordo com informações recentes do Reclame Aqui, os itens mais criticados pelos consumidores de seminovos em concessionárias são “Produto com defeito”, “Atraso na entrega” e “mau atendimento”, que juntos somam mais de 700 reclamações.
E é aí que a tecnologia pode atuar e ajudar. As AutoTechs, por exemplo, são startups que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços relacionados a tecnologias automotivas, mobilidade, transporte e logística, melhorando sua performance e entregando valor para a cadeia. No Brasil, esse ecossistema não para de crescer. Segundo estudo Liga Insights AutoTech, já existem 193 startups que estão revolucionando este mercado, desde a linha de produção – logística, até o transporte de cargas e passageiros.
Recentemente, essas startups começaram a inovar também na forma de comprar e vender um carro usado pela internet, utilizando a tecnologia como principal canal. A Carflix, por exemplo, otimiza todo o processo de venda ou compra de seminovos utilizando uma plataforma online, que garante segurança e agilidade para seus clientes. Além disso, a empresa atua com profissionais especializados, faz vistoria de mais de 150 itens em carros anunciados e oferece garantia de 1 ano – para compra. Todo processo é feito pelo mundo digital, otimizando diversos fatores.
Além da parte de compra e venda, a tecnologia tem ajudado também a solucionar outros problemas que atuam no setor automotivo, como as fraudes na venda de usados – que geralmente acontece por meio de anúncios falsos em redes sociais e sites. Essas ocorrências impedem avanços ainda mais significativos no mercado de automóveis no Brasil e por isso, cada vez mais, a tecnologia vem ganhando espaço, oferecendo mais transparência em processos, segurança e agilidade, em um setor cheio de velhos problemas, mas que já começou a correr atrás de mudanças.
- Fabio Pinto é especialista em carros com experiência de mais de 20 anos no setor automotivo. É formado em Administração pela FGV, tem MBA no Insead.
Imagem: mundorh.com.br/o-impacto-da-tecnologia-na-gestao-de-pessoas
Agência NoAr
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…