O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em legislação e discussões sobre privacidade e proteção de dados, mas ainda enfrenta entraves práticos significativos, conforme apontado pela Pesquisa Nacional de Proteção de Dados 2025.
Para as empresas, vulnerabilidades relacionadas à proteção de dados representa riscos financeiros, regulatórios e de imagem. O Relatório IBM Cost of a Data Breach 2025 mostra que, no ano passado, o custo médio de um vazamento de dados no Brasil saltou para R$ 7,19 milhões por ocorrência – incluindo desde multas previstas pela LGPD até gastos com remediação técnica e a severa perda de reputação no mercado.
“A proteção de dados em 2026 exige uma mudança estrutural. Não se trata apenas de instalar softwares ou aplicativos, mas de construir uma cultura de privacidade que envolva desde o cliente até o alto escalão das empresas“, afirma Bruno Caravaggio, superintendente de riscos da Getnet.
Para marcar a data, a Getnet, fintech global de meios de pagamento do Santander, preparou orientações essenciais para pessoas e empresas:
Para Pessoa Física:
Senhas fortes: Use senhas fortes, únicas e seguras para cada serviço. A recomendação nº 1 é o uso de gerenciadores de senhas para evitar a repetição de códigos.
Revisão de aplicativos: Revise as permissões de privacidade em seu celular e computadores, e exclua aplicativos sem uso;
Postar ou compartilhar: Cuidado com fotos de ingressos, crachás, rotinas, localizações em tempo real ou documentos em redes sociais, podem ser munição para criminosos.
Conheça seus direitos: Com a Lei Geral de Proteção de Dados, você tem direitos como acesso, eliminação, compartilhamento, atualização e revogação do consentimento.
Para Pessoa Jurídica:
Avaliação de Risco na Concepção de Produtos (Privacy by design): Desde o início do desenvolvimento de novos produtos e serviços, faça avaliações rigorosas para identificar e mitigar riscos à proteção de dados pessoais.
Treinamento e Conscientização: Promova programas de conscientização sobre privacidade e proteção de dados para todos os colaboradores, garantindo que todos estejam cientes de suas responsabilidades e do impacto de suas ações.
Políticas e Procedimentos Claros: Estabeleça políticas, normas e procedimentos robustos em colaboração com a área de Privacy, assegurando que todas as operações estejam alinhadas com as diretrizes de proteção de dados.
Transparência com os Titulares de Dados: Mantemos um canal aberto de comunicação com nossos titulares de dados, sejam eles nossos clientes, colaboradores ou parceiros, fornecendo informações claras sobre como seus dados são tratados e protegidos.
G&A Comunicação
You may be interested

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

80% das pessoas entre 25 e 39 anos preferem alugar do que comprar um imóvel
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor…

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026O consumo digital criou uma nova expectativa: a de que qualquer aquisição, de um eletrodoméstico a um serviço financeiro, deve ser concluída de forma rápida e sem…
Mais desta categoria













