Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor e famílias menores. Diante desse cenário, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em conjunto com o Grupo Brain, de novembro de 2025, mostra que uma a cada cinco pessoas mora de aluguel no Brasil — um aumento de 27% entre 2010 e 2022. Além disso, 80% da população entre 25 e 39 anos vê essa modalidade como uma boa opção de moradia.
Ainda de acordo com o levantamento, com relação à compra de um imóvel, a maior dificuldade para pessoas de 22 a 44 anos é o valor da entrada. Para quem possui de 45 a 79 anos, o maior problema passa a ser a instabilidade econômica do país. A tendência é confirmada pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto de 2025, que mostra que o número de brasileiros vivendo de aluguel aumentou 45,4% nos últimos oito anos.
Para Felipe Duque, diretor de sinistros da Pottencial Seguradora, empresa líder no mercado brasileiro de Seguro Garantia e vice-líder em Seguro Fiança Locatícia, está ocorrendo uma mudança no comportamento do brasileiro em relação à moradia. “Antes comprar um imóvel era sinônimo de estabilidade. Hoje em dia, em decorrência dos maiores valores do financiamento em razão da taxa de juros elevada, alugar um imóvel torna-se mais vantajoso, especialmente para os mais jovens. O aluguel permite que essa transição de residência seja fácil, mudar de bairro, de localidade e de estilo de vida. Possibilita também morar mais perto do trabalho ou da faculdade, representa flexibilidade”, comenta.
Segundo o especialista, “nas últimas duas décadas no Brasil, casais sem filhos foram a composição familiar que mais cresceu, de 13% para 24,1%, de acordo com o Censo de 2022 do IBGE. O aumento de famílias compostas por poucas pessoas ou por apenas uma pessoa (solteiros, casais sem filhos ou idosos) impulsiona a demanda por imóveis que se adequem a um estilo de vida mais dinâmico, funcional e adaptável. Temos uma crescente também na construção de imóveis pequenos e estúdios, para atender esse público”, ressalta.
Oportunidade para Seguro Fiança Locatícia
A tendência é que o Seguro Fiança Locatícia cresça ainda mais em 2026. A modalidade registrou um crescimento de quase R$ 100 milhões em prêmios emitidos em 2025, conforme a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). “Tivemos um ano de 2025 com uma alta procura pelo seguro fiança locatícia em virtude de sua facilidade e rapidez na contratação. Para os proprietários, representa a segurança de que receberão o valor do aluguel mesmo que o inquilino não pague (em casos de endividamento, desemprego, imprevistos financeiros) ou seja, é uma garantia de cumprimento do contrato. Para os locatários, significa agilidade e menos burocracia, pois não há necessidade de fiador, caução ou fiança bancária”, ressalta Duque.
Além da facilidade de contratação, o seguro Fiança Locatícia oferece diversos benefícios e cuidados com a casa. “Mais do que oferecer segurança financeira em caso de inadimplência, na Pottencial Seguradora trabalhamos com um seguro que promove maior comodidade e praticidade com serviços 24h que trazem mais qualidade de vida e tranquilidade para os moradores do imóvel, como chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, desentupidor e muito mais”, diz.
Com uma atenção especial que vai além do cuidado com o imóvel, mas também para quem vive nele, o Seguro Pottencial Aluguel dispõe do acesso gratuito à plataforma NAMU, um aplicativo de saúde e bem-estar. A ferramenta conta com recursos como o monitoramento de sinais vitais, informações nutricionais, teleorientação com profissionais especializados, acesso a academias e programas de nutrição. A tecnologia facilita o acesso a centros de bem-estar, yoga, meditações guiadas e outras atividades.
“Sabemos que saúde é uma das principais preocupações das pessoas e falar de temas como prevenção, bem-estar e longevidade estimula as pessoas a cuidarem mais de si, especialmente os mais jovens. Nosso objetivo é que nossos clientes tenham acesso a serviços que proporcionam cuidado e tranquilidade no dia a dia”, ressalta.
CDI Comunicação
You may be interested

Veja como proteger seus dados pessoais e os do seu negócio
Publicação - 28 de janeiro de 2026O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em…

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026O consumo digital criou uma nova expectativa: a de que qualquer aquisição, de um eletrodoméstico a um serviço financeiro, deve ser concluída de forma rápida e sem…
Mais desta categoria













