00:00:00
13 Jan

Seguros na COP30: estratégia para preparar portos e aeroportos para a crise climática

9 de outubro de 2025
285 Visualizações

O sexto episódio da série especial “Seguros na COP30” vai ao ar nesta quinta-feira (09), às 13h, dentro do canal SeguroPod. No programa, Vinícius Brandi, do Ministério da Fazenda, e Helena Venceslau, do Ministério de Portos e Aeroportos, abordam os desafios legislativos e regulatórios do Brasil.

Os representantes do Governo Federal revelam as lições aprendidas com a crise no Sul do país, que expôs as vulnerabilidades dos atuais modelos de proteção e detalham as medidas que estão sendo tomadas para modernizar a forma como o Brasil protege seus ativos mais estratégicos.

Usando o aeroporto de Porto Alegre como um caso de estudo, o episódio mostra por que os contratos de seguro para grandes concessões precisam ser modernizados com urgência e como o setor segurador é peça-chave para garantir que o Brasil não apenas se recupere, mas se antecipe aos próximos desafios climáticos.

Apresentado pelo jornalista Vagner Ricardo, editor da Revista de Seguros, o programa será transmitido no Spotify e no YouTube da CNseg, todas as quintas-feiras, às 13h, até o dia 6 de novembro, e reforça o protagonismo da CNseg na construção de soluções que unem inovação, proteção financeira e sustentabilidade.

Ao longo das semanas, outros especialistas, executivos e autoridades públicas compõem a programação:

  • Gilberto Martins (Anfavea): fala sobre os impactos da transição climática na indústria;
  • Manoel Renato (Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos): destaca os desafios da infraestrutura e da resiliência urbana;
  • Deputado Fernando Monteiro (Republicanos-PE): comenta o papel do Legislativo na agenda climática;
  • Claudia Prates, diretora de Sustentabilidade da CNseg, e Gustavo Brum, superintendente-executivo da CNseg: encerram a temporada com reflexões sobre adaptação e governança climática.
Sobre a Casa do Seguro

A Casa do Seguro estará situada em local muito próximo ao espaço oficial da COP30. Além da programação de conteúdo, promoverá iniciativas de responsabilidade social, prestigiando a economia e a mão de obra locais. O projeto é ambientalmente responsável e foi desenvolvido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, prevendo ainda uso eficiente de água e energia.

Com o apoio de seus empoderadores –AllianzAXABB SegurosBradesco SegurosMAPFREMarsh McLennanPortoPrudential e Tokio Marine – a Casa funcionará em 1,6 mil m² de área útil, acomodando plenária com 100 lugares, seis salas de reunião, business lounges, estúdio para gravação de podcasts, sala de imprensa, espaço de convivência e área para exposições artísticas e apresentações culturais.

Na programação, destacam-se:

  • debates e painéis temáticos;
  • fóruns em parceria com entidades setoriais, organizações internacionais e contrapartes estrangeiras da CNseg;
  • reuniões bilaterais;
  • apresentação de produtos e serviços; e
  • atividades culturais.

Alguns eixos vão pautar a agenda da Casa do Seguro, como a proteção social e dos investimentos, as finanças sustentáveis, a infraestrutura resiliente, a inteligência climática, seguros & agronegócio, a descarbonização da frota brasileira e como os seguros podem auxiliar no desenvolvimento industrial mais sustentável.

Assessoria de Imprensa CNseg

You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Tokio Marine Seguradora
91 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
91 Vizualizações

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Icatu Seguros
127 Vizualizações
Icatu Seguros
127 Vizualizações

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio

Publicação - 12 de janeiro de 2026

A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Aon plc
114 Vizualizações
Aon plc
114 Vizualizações

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono

Publicação - 12 de janeiro de 2026

Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin