00:00:00
14 Sep

Carteirinha física é preferência entre empresas e colaboradores

3 de setembro de 2025
122 Visualizações

Em um mercado em que a digitalização se consolida como tendência, eliminando papéis, processos burocráticos e até mesmo itens físicos como a carteirinha de plano de saúde, a YIA Broker, corretora especializada em benefícios corporativos, identificou um movimento oposto: a valorização da carteirinha física por parte de empresas e colaboradores.

Segundo a empresa, embora os aplicativos e versões digitais ofereçam praticidade e agilidade no acesso a serviços de saúde, ainda há um apego cultural e emocional ao cartão impresso. Para muitos colaboradores, ter a carteirinha em mãos transmite segurança, facilita o dia a dia em consultas médicas e garante uma sensação de pertencimento.

Uma pesquisa realizada pela Ipsos, líder global em pesquisa de mercado, em 2024 aponta que 62% dos brasileiros ainda preferem ter uma versão física de documentos relacionados à saúde, mesmo que também possuam a versão digital. O levantamento reforça que a sensação de confiança e o hábito de apresentar um cartão físico em hospitais e consultórios são fatores determinantes para essa preferência. Esse comportamento também é notado por empresas, que enxergam no cartão impresso uma forma de agregar valor à experiência dos colaboradores.

“A tecnologia trouxe inúmeros avanços, mas não podemos ignorar que a experiência do colaborador vai além da praticidade. A carteirinha física é vista por muitos como um símbolo tangível do benefício concedido pela empresa, reforçando o cuidado da companhia com seu time”, explica Dyla de Toledo, CEO da YIA Broker.

Outro fator apontado pela corretora é o perfil diverso das empresas e de seus colaboradores. Enquanto profissionais mais jovens se adaptam facilmente às soluções digitais, outros públicos ainda preferem o contato físico com documentos e materiais, especialmente quando se trata de saúde. “Nosso papel é entender essa pluralidade e oferecer alternativas que atendam tanto quem valoriza a inovação quanto quem se sente mais confortável com soluções tradicionais”, complementa Dyla.

A YIA destaca que muitas companhias também enxergam a carteirinha física como parte da identidade corporativa, já que pode ser personalizada e entregue como um gesto de acolhimento no momento de integração de novos colaboradores. Além disso, em situações emergenciais, ter o cartão físico à mão continua sendo visto como uma camada extra de segurança.

“O mercado caminha para o digital, mas nossa experiência mostra que o físico ainda tem um papel relevante. Não se trata de escolher entre um ou outro, mas de equilibrar soluções para oferecer a melhor experiência possível aos colaboradores”, conclui Dyla.

MGA Press

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
109 Vizualizações
Aon plc
109 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
105 Vizualizações
CNseg
105 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
98 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
98 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin