00:00:00
08 Jan

ANS participa de lançamento de manual do Ministério da Saúde

16 de junho de 2025
173 Visualizações

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do evento de lançamento do Manual Metodológico do System of Health Accounts (SHA) no Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira, 12/6, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília. O encontro, realizado em formato híbrido, reuniu mais de 100 participantes para apresentar a publicação que oficializa no país a metodologia internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para monitorar de forma sistemática os recursos financeiros destinados à saúde.

O documento teve contribuições da ANS e de outras instituições públicas como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fiocruz.

A diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participou da mesa de abertura do evento e destacou: “As contribuições da ANS no desenvolvimento do manual reforçam o nosso compromisso com a geração de dados estratégicos e com a integração entre a saúde suplementar e o SUS”, declarou.

Durante o encontro, o coordenador de Modelo Econômico-Financeiro dos Produtos, Heitor Werneck, e o assessor de informação e sistemas da Diretoria de Fiscalização da Agência, Marcio Nunes, apresentaram os dados da saúde suplementar.

“O resultado esperado deste trabalho é termos capacidade de produzir estimativas anuais e sistemáticas sobre os gastos em saúde no Brasil, com base na metodologia SHA. O manual deixará como legado a criação de registros padronizados e precisos, que poderão ser replicados e usados para qualificar tanto o SUS quanto a saúde suplementar”, detalhou Marcio Nunes.

A ANS participa do grupo coordenado pelo Ministério da Saúde desde o início dos trabalhos das Contas SHA no país e colaborou nas edições anteriores das contas, publicadas em 2018 e 2022. O novo manual consolida esse esforço e oferece uma base metodológica que amplia a transparência sobre como os recursos em saúde são utilizados, além de apoiar o planejamento e a formulação de políticas públicas.

Em 2024, o Brasil firmou parceria com a OCDE para adotar a metodologia SHA, que permite acompanhar de forma detalhada o financiamento e os gastos do setor de saúde, incluindo serviços oferecidos à população e a origem dos recursos. A padronização facilita a comparação com os gastos dos países membros da Organização, contribuindo para o aprimoramento da política econômica e do sistema de saúde.

“A participação da ANS é fundamental, já que cerca de 50% dos gastos em saúde no país vêm das despesas com planos de saúde. A padronização dessas informações ajudará a identificar padrões e pontos de melhoria, permitindo decisões mais assertivas e alinhadas às boas práticas internacionais, respeitando as especificidades do contexto brasileiro”, finalizou Carla Soares.

Clique aqui e confira a primeira edição do Manual Metodológico do System of Health Accounts – Brasil (SHA-BR).

Confira também o relatório completo da OCDE: Institucionalização das Contas de Saúde no Brasil.

Assessoria de Imprensa ANS

You may be interested

Nova lei reforça práticas já consolidadas
Pottencial Seguradora
98 Vizualizações
Pottencial Seguradora
98 Vizualizações

Nova lei reforça práticas já consolidadas

Publicação - 7 de janeiro de 2026

A Lei 15.040/24, sancionada em dezembro de 2024 e que entrou em vigor no final do ano inaugura oficialmente um novo marco legal para o mercado de…

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens
Allianz
117 Vizualizações
Allianz
117 Vizualizações

Alliadoz: corretores da Allianz concorrem a viagens

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Uma das maiores seguradoras do Brasil e do mundo e detentora do naming rights do Allianz Parque, a Allianz apresenta novidades na edição 2026 do Alliadoz, seu principal programa de relacionamento…

O desafio silencioso da saúde mental corporativa
Lockton Brasil
107 Vizualizações
Lockton Brasil
107 Vizualizações

O desafio silencioso da saúde mental corporativa

Publicação - 7 de janeiro de 2026

Durante muito tempo, o tema da saúde mental foi tratado como um tabu dentro das organizações. Falava-se em produtividade, metas, desempenho, mas raramente em exaustão, ansiedade ou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin