00:00:00
14 Sep

Especialista lista quais são as 4 principais fraudes digitais

13 de maio de 2025
181 Visualizações

Em tempos de fraudes cada vez mais sofisticadas, a mentora e educadora financeira Luciana Pavan, fundadora da plataforma 90 Segundos de Finanças, faz um alerta: os golpes estão por toda parte e atingem pessoas de todos os perfis. “É essencial redobrar a atenção e desenvolver um olhar crítico, porque muitas vezes os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade emocional ou da promessa de ganhos fáceis para enganar”, explica.

A especialista destaca quatro grandes categorias de golpes que mais têm feito vítimas no ambiente digital:

Golpe afetivo: criminosos criam relações falsas por meio de redes sociais e aplicativos de relacionamento e, após ganhar a confiança da vítima, pedem ajuda financeira. “Há até casos de uso de inteligência artificial para falsificar fotos e áudios de celebridades”, comenta.

Promessa de ganhos milagrosos: ofertas de investimentos com rentabilidade exagerada e fora da realidade do mercado. “Essas propostas mexem com o otimismo excessivo das pessoas. Já vi clientes perderem economias de uma vida”, diz Luciana, que recomenda o documentário “Madoff: o monstro de Wall Street” para entender como esses esquemas funcionam.

Super descontos e produtos abaixo do valor real: sites e anúncios falsos que oferecem produtos a preços muito baixos e solicitam pagamento via PIX ou cartão. “Eu quase fui vítima de um golpe assim, quando tentaram se passar pelo salão que frequento”, relembra.

Pagamentos falsos: boletos ou guias de impostos fraudadas, muitas vezes enviadas por e-mails que imitam comunicações oficiais de empresas e escritórios contábeis.

Para se proteger, Luciana recomenda adotar cuidados simples no dia a dia, como evitar armazenar dados de cartão de crédito em apps pouco usados, utilizar cartões virtuais e desconfiar de qualquer mensagem – mesmo que venha de conhecidos. “O alerta precisa estar sempre ligado. Perguntas como ‘isso faz sentido?’ ou ‘será que é golpe?’ podem evitar grandes problemas”, afirma.

A mentora lembra ainda que muitas vítimas sentem vergonha de relatar o que aconteceu, mas não estão sozinhas. “De acordo com o Instituto DataSenado, mais de 40,8 milhões de brasileiros já tiveram prejuízos financeiros devido a crimes cibernéticos, como clonagem de cartões, fraudes online ou invasões de contas bancárias. Por isso, denunciar e compartilhar a experiência é essencial para ajudar outras pessoas a não caírem na mesma armadilha”.

Luciana reforça que a educação financeira é uma aliada poderosa na prevenção de fraudes, especialmente para identificar promessas irreais e esquemas de pirâmide. “Quem entende como funcionam os investimentos, conhece seu perfil de risco e tem clareza sobre retorno financeiro real dificilmente cai em ilusões”.

A plataforma 90 Segundos de Finanças, criada por ela, oferece conteúdos gratuitos, independentes e acessíveis sobre finanças pessoais, incluindo vídeos curtos, cursos, lives e consultorias. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à informação de qualidade e acolher também quem foi vítima. Todo mundo pode aprender e se proteger mais”.

Oficina de RP

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
99 Vizualizações
CNseg
99 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
93 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
93 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin