A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou, na última terça-feira (23), do lançamento da 3ª edição da Agenda Institucional do Setor Segurador, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O evento reuniu autoridades do Governo Federal e do Judiciário, parlamentares, representantes de estados e lideranças do setor segurador, em Brasília (DF).
A publicação da CNseg apresenta um panorama dos principais temas em debate no setor em 2024 e antecipa os projetos considerados prioritários para 2025, com foco em ações voltadas ao desenvolvimento, à competitividade e à sustentabilidade do mercado brasileiro de seguros.
Segundo a própria CNseg, “2024 foi um ano que valeu por décadas”, em referência aos avanços institucionais que marcaram o período — entre eles, a aprovação da Lei nº 15.040/2024, conhecida como “Lei do Contrato de Seguro”, e da Lei Complementar nº 213/2025, que trata das sociedades cooperativas de seguros e das operações de proteção patrimonial mutualista. Ambas as leis contaram com participação ativa da Susep em sua formulação e tramitação.
Presente na abertura do evento,o Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, reforçou a necessidade de ampliar o debate institucional em torno dos grandes desafios do setor para 2025. Entre os temas destacados estão a discussão do marco legal do seguro rural e a reestruturação do seguro garantia.
Octaviani também ressaltou a importância de criar um diploma normativo voltado à proteção contra catástrofes climáticas, que seja fruto de um amplo consenso nacional. Esse marco legal deve capacitar o Brasil a enfrentar tais catástrofes, considerando, entre outros pontos, “o cuidado com o segurado pessoa física e a adoção de arranjos de seguros cogentes quando necessário.” O Superintendente enfatizou que “é crucial envolver toda a sociedade brasileira nesse processo, com a participação não apenas da CNseg, mas também de instituições como a CNI, a CNT e a CNA. Dessa forma, será possível ir além, pensando em questões como a segurança das infraestruturas municipais e a articulação eficaz entre o setor público e o setor privado.”
A Susep reafirma seu compromisso com uma supervisão técnica, transparente e orientada ao interesse público, reconhecendo a importância de temas como sustentabilidade, inovação e educação financeira para o futuro do mercado. A participação da autarquia no evento reforça a disposição em manter o diálogo interinstitucional e em contribuir para a modernização e o fortalecimento do setor de seguros no Brasil.
A íntegra da Agenda Institucional do Setor Segurador está disponível no site da CNseg: Link
Assessoria de Imprensa da Susep
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

