00:00:00
14 Sep

AXA no Brasil inaugura central de monitoramento

10 de março de 2025
154 Visualizações

A AXA no Brasil está lançando sua nova central de monitoramento para o segmento de Transportes: a AXA Torre 360, que alia tecnologia de ponta e gestão de riscos. Com operação 24 horas por dia e uma visão 360º, a central monitora veículos em tempo real e, assim, permite respostas rápidas às situações emergenciais.

O roubo de cargas é uma das maiores ameaças ao setor de transportes no Brasil. Em 2023, mais de 17 mil ocorrências foram registradas, resultando em perdas que ultrapassam R$ 1,2 bilhão. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram 80% dos casos e são os mais críticos para o transporte rodoviário de mercadorias. A crescente sofisticação das quadrilhas e a consequente necessidade de adaptação das operações exigem soluções cada vez mais robustas e integradas.

Na central de monitoramento da AXA, um sistema gera mais de 50 tipos de alerta automáticos ao identificar situações de risco de forma preditiva. Ao iniciar o trajeto, o veículo transmite um sinal para a central, e qualquer parada precisa de permissão prévia. Ao constatar irregularidades, como desvios de rota ou pausas não autorizadas, a central pode acionar uma equipe de pronta resposta ou comunicar às autoridades policiais para uma intervenção rápida.

“Acreditamos que a segurança vai além da proteção financeira. Queremos que os nossos clientes possam rodar com mais tranquilidade e previsibilidade, sabendo que há um time monitorando cada trajeto e pronto para agir quando necessário. Com a nova Central de Monitoramento, estamos elevando a proteção no transporte de cargas a um novo patamar”, destaca Denis Maelaro, diretor de P&C e Specialties da AXA no Brasil.

Dados recentes divulgados pela NSTECH revelam que cargas fracionadas e produtos alimentícios representam 81% dos prejuízos totais. As madrugadas e as noites concentram 58,9% das ocorrências, e as quintas e segundas-feiras são os dias mais críticos para a ocorrência de sinistros. O cenário reforça a necessidade de prevenção ativa e do uso de tecnologia para reduzir vulnerabilidades e criar um ambiente mais seguro para as operações logísticas.

Com capacidade para monitorar entre 60 e 80 veículos por base e 9 mil viagens por mês, a central oferece, ainda, suporte personalizado e eficiente. De imediato, a companhia espera uma sólida contribuição para a rentabilidade e controle operacional dos clientes, além de redução na sinistralidade, já que os dados coletados pelo sistema poderão ser base para insights estratégicos da otimização das operações logísticas. A iniciativa do AXA Torre 360 também inclui cursos para motoristas, funcionários de transportadores e corretores.

“Estamos diante de um novo paradigma no gerenciamento de riscos logísticos. A adoção de tecnologias e a análise de dados em tempo real permite reagir a incidentes de forma ainda mais ágil, oferecendo uma solução que combina proteção e prevenção para nossos clientes”, ressalta Maelaro.

A AXA já planeja expandir a central para novos segmentos, como Property, Equipamentos Agrícolas e Frota. Desde 2018, a companhia tem investido na ampliação de suas soluções em Gerenciamento de Riscos (GR) e consolidou-se como uma referência no setor ao adotar uma abordagem proativa e estratégica. De lá para cá, a companhia dobrou sua carteira de seguros de Transportes, crescimento impulsionado por iniciativas como a união entre as áreas de GR e de Subscrição, o que permite maior sinergia entre as equipes e garante uma análise de riscos mais precisa e eficaz, sempre de olho no resultado para o cliente.

Mais do que uma ferramenta de monitoramento, a AXA Torre 360 representa um avanço e uma contribuição para a segurança de nossos clientes e parceiros. Para mais informações, acesse a página de Gerenciamento de Riscos da AXA.

Core Consultoria

Foto: Danielle Titton Fagaraz, diretora Comercial Digital e Marketing na AXA no Brasil.

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
110 Vizualizações
Aon plc
110 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
110 Vizualizações
CNseg
110 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
99 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin