A Solo Iron – unidade de cibersegurança da Solo Network, acaba de anunciar uma parceria com a AIG Seguros, para fornecer ao mercado uma alternativa de apólice de seguro para cobertura de incidentes de cibersegurança, com foco nas organizações que têm dificuldades em obter o serviço por conta do processo, que é extremamente burocrático – ou pelo alto custo.
“Todos sabemos que o Brasil está na mira quando se trata de ataques cibernéticos. O problema é que quando uma empresa busca fazer um seguro, o processo não é tão simples: é praticamente um processo de auditoria. Além disso, em muitos casos o valor da apólice torna o negócio praticamente inviável”, explica Ramon Ribeiro, CTO da Solo Iron. “Desenvolvemos essa modalidade de seguro, em parceria com a AIG, para oferecer uma alternativa no mercado nacional, alinhada às necessidades locais”, complementa.
O seguro oferece dois tipos de cobertura principais: para resposta a incidentes, quando o prejuízo é do próprio segurado, notificações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ransomware e lucro cessante; ou prejuízos gerados por reclamações de responsabilidade civil, como multas, indenizações e custos de defesa jurídica.
A parceria simplifica o processo de contratação do seguro com a incorporação do PESI – Plano Estratégico de Segurança da Informação, da Solo Iron. Com base no NIST (National Institute of Standards and Technology – agência reguladora norte-americana), especialistas da Solo Iron fazem o assessment completo da empresa, realizando uma análise profunda da maturidade de segurança da informação da empresa. O relatório fornece um score de maturidade validado – que é reconhecido pela AIG como evidência de que a empresa atingiu um nível de maturidade de segurança adequado.
“O processo realizado pela Solo Iron reduz o tempo e o custo operacional da auditoria e acelera a emissão da apólice, considerando que já apresentamos um relatório detalhado de conformidade que atende aos requisitos da seguradora. O cliente também tem uma redução no tempo de aprovação e também no custo do seguro”, afirma Ribeiro.
Há mais de 70 anos no Brasil, a AIG foi a primeira seguradora a oferecer no mercado brasileiro o seguro para cibersegurança, e hoje atende a 46% do mercado. Além disso, também é a empresa que mais pagou sinistros no Brasil, totalizando R$ 74 milhões.
Intelligenzia
Foto: Ramon Ribeiro, CTO da Solo Iron.
You may be interested

Serasa amplia acesso a seguros de proteção pessoal
Publicação - 2 de fevereiro de 2026A Serasa amplia o acesso a seguros de proteção pessoal com a inclusão do Bolsa Protegida em seu portfólio. O seguro já está disponível no aplicativo da…

Brasil se consolida como potência no mercado global de saúde animal
Publicação - 2 de fevereiro de 2026Os planos de saúde pet seguem impulsionados por mudanças demográficas, transformações culturais e avanços no ecossistema de serviços veterinários. O setor deixa de ser um produto acessório…

Tokio Marine é a Seguradora Oficial do 6º CONSEGNNE
Publicação - 2 de fevereiro de 2026A Tokio Marine é a Seguradora Oficial do 6º Congresso dos Corretores de Seguros do Norte e do Nordeste (CONSEGNNE) que reúne, pela primeira vez, profissionais de…
Mais desta categoria



A Convenção de Montreal e a declaração especial de valor na visão dos Tribunais Superiores
Publicação - 30 de janeiro de 2026









