Ter um bom conhecimento técnico já não é suficiente; as empresas buscam profissionais que combinam expertise com competências como adaptabilidade, postura de aprendizado contínuo e comunicação eficaz. Em um mercado dinâmico, quem se reinventa, aprende constantemente e toma decisões estratégicas tem mais chances de se destacar. Além disso, a capacidade de lidar com mudanças e desafios de forma ágil se tornou um grande diferencial.
No setor de seguros, onde a complexidade das operações exige atualização constante, investir em conhecimento técnico e habilidades analíticas é essencial. Cursos e pós-graduações em gestão de riscos, direito securitário, inovação e análise de dados ampliam as oportunidades e fortalecem a atuação profissional. Mesmo para os mais experientes, manter-se atualizado academicamente traz vantagens como:
✔ Adaptação às novas exigências do mercado – Regulamentações, tecnologias e demandas dos clientes estão sempre evoluindo.
✔ Diferenciação profissional – Quem continua estudando se mantém competitivo e relevante no setor.
✔ Ampliação de oportunidades – Novas qualificações podem abrir portas para cargos estratégicos e liderança.
✔ Desenvolvimento de visão inovadora – O aprendizado contínuo ajuda a antecipar tendências e impulsionar mudanças positivas.
✔ Domínio da tecnologia – Com a digitalização do setor, entender inteligência artificial, análise de dados e automação é um grande diferencial.
O equilíbrio entre conhecimento sólido e habilidades estratégicas é o que impulsiona carreiras e garante relevância em um cenário cada vez mais competitivo.
- Por Simone Ramos, Diretora de Portos & Logistica da Lockton Brasil
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

