Já está no ar o segundo episódio do “ANS em Pauta”, podcast da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Desta vez, o diretor-presidente interino da Agência, Jorge Aquino, e o ex-diretor da reguladora, João Barroca, falam sobre o aniversário de 25 anos da ANS, o início da regulação dos planos de saúde no Brasil e as perspectivas para o futuro do setor.
Atuando na ANS desde 2022 como diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Aquino passou a acumular, desde dezembro, a diretoria de Gestão e a interinidade na Presidência da Agência. Médico e idealizador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele destaca os avanços e desafios enfrentados pelo setor ao longo dos 25 anos de existência da Agência: “Houve saltos extraordinários na construção da rede e nos critérios para prestação de serviços, mas ainda precisamos avançar, principalmente na parte prudencial. Fechamos 2024 com receitas apuradas de todos os planos de saúde na ordem de R$ 350 bilhões, dos quais cerca de R$ 265 bilhões foram devolvidos em prestação de serviços de assistência à saúde”, afirmou Aquino.
Já João Barroca, que integrou a primeira diretoria colegiada da ANS, relembrou os desafios enfrentados na elaboração da Lei 9.656/1998 e na criação da Agência: “Havia planos de saúde que limitavam o número de consultas por ano para toda a família. Se alguém tivesse uma doença crônica, poderia acabar utilizando toda a cota disponível, comprometendo o atendimento dos demais membros”, contou Barroca.
O podcast “ANS em Pauta” é gravado no estúdio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, cedido por meio de uma parceria com a Agência.
Para conferir o episódio na íntegra, acesse.
Assessoria de imprensa da ANS
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

