O Grupo HDI, um dos principais conglomerados seguradores do Brasil, realizou sua 1ª Semana da Sustentabilidade, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de novembro e contou com diferentes atividades para conscientizar os colaboradores sobre a importância de pautas relacionadas à agenda ESG.
Para a abertura do evento, o Grupo HDI convidou o renomado cientista brasileiro Carlos Afonso Nobre, considerado um dos maiores especialistas do país na área de mudanças ambientais globais. Além de professor titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Nobre ostenta em seu currículo a participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em que elaborou um relatório sobre mudanças climáticas, sendo reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Em sua palestra, o cientista falou sobre porque estamos vivendo uma emergência climática de “efervescência global” e como isso se tornou o maior desafio que a humanidade já enfrentou, ressaltando a importância de o Brasil ser o primeiro país do mundo a zerar as emissões de carbono e liderar a proteção do planeta.
Dentre as demais ativações da 1ª Semana da Sustentabilidade, a companhia também promoveu um podcast com a presença do Diretor de Sinistros e Operações do Grupo HDI, Márcio Probst e da Gerente de Sustentabilidade, Ana Paula Maniá da Matta, para discutir como ampliar o acesso à informação e educação para que a população possa se prevenir da melhor forma contra as futuras mudanças climáticas. Além disso, houve ainda a realização de uma mesa redonda, para discutir como transformar as mudanças climáticas em oportunidades de negócios e quais as necessidades dos clientes finais. O painel de discussão contou com a presença do convidado Pedro Werneck, Especialista Técnico na Superintendência de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNSeg.
“É um momento muito especial para nós, porque pudemos refletir bastante sobre o nosso papel pessoal e profissional, principalmente no tema de riscos e mudanças climáticas. Trouxemos convidados ilustres e esta foi uma oportunidade única para aprendermos diretamente com eles.”, ressaltou o VP de Transformação do Grupo HDI, André Truzzi. “Além de ser uma dimensão fundamental da nossa cultura e estratégia, a frente de ESG é um pilar central que temos discutido ao longo do tempo e que está transformando a indústria – em especial a nossa, pois os eventos climáticos são cada vez mais recorrentes – fazendo com que a sociedade, as organizações políticas e os próprios clientes esperem que estejamos prontos para reagir. Aqui no Grupo HDI, nos comprometemos não só com a redução das nossas emissões de carbono, mas em atuar como líder do setor em linhas de produtos que contribuem para a transformação energética – como veículos elétricos, híbridos e painéis solares – e também estamos preparados para suportar nossos clientes, corretores e sociedade em casos de eventos climáticos severos a todos de forma humana e efetiva. Nós também nos mantemos aderentes e atentos a regulações ESG”, completa o executivo.
SmartPR
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

