00:00:00
21 Nov

CAPEMISA recebe selo Empresa Carbono Neutro

6 de novembro de 2024
91 Visualizações

Alinhada com suas ações constantes na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a CAPEMISA recebeu o selo verde Empresa Carbono Neutro, certificada pela consultoria O’green. A conquista se deve ao fato de que a Companhia compensou suas emissões de gases de efeito estufa, em 2023.

A certificação é concedida a empresas que adotam ações sustentáveis na prática, incluindo a compensação de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Na atualidade, esse é um tema que impacta diretamente o desenvolvimento socioeconômico de todo o planeta.

“Nossa missão é cuidar da Vida das pessoas. Mas, ao compensar nossas emissões de CO2 e nos tornarmos uma empresa verde, contribuímos com toda a sociedade e o futuro das próximas gerações. O aquecimento global e suas consequências negativas são vistos diariamente em nosso cotidiano: calor extremo, chuvas terríveis etc. É o momento de agir com projetos deste tipo, dar esse exemplo para nossos 3Cs – Colaboradores, Corretores e Clientes e estimularmos essa prática de maneira geral”, explica o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.

Os créditos de carbono foram adquiridos do Projeto Complexo Energético Fundão-Santa Clara (FSCECP), que gera eletricidade de fonte hidrelétrica renovável, no Paraná. Suas atividades, além de atender a critérios ambientais rigorosos, criam empregos e contribuem para a economia, reforçando seu papel social e ambiental nas localidades vizinhas.

“Optamos por créditos de carbono de projetos nacionais, validados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também privilegiamos a questão do desenvolvimento socioeconômico que eles geram. Ou seja, é um impacto amplo em uma visão 360º do que é sustentabilidade e os critérios ASG”, declara a Analista de Normas e Processos da área de Governança Corporativa, Luciana Martins.

A ação da CAPEMISA está de acordo com a Circular Susep 666/2022, o órgão regulador do setor de Seguros no Brasil. O documento estabelece diretrizes ASG para o mercado e a Companhia vem estruturando um abrangente Programa de Sustentabilidade em seu alinhamento.

De acordo com a Matriz de Materialidade da Circular, a empresa identificou temas prioritários como a Gestão Socioambiental, Governança e Transparência e Valorização das Pessoas. Do primeiro, surgiu a proposta de neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa com a consultoria O’green.

O processo envolve três etapas principais: a primeira foi a mensuração das emissões, realizada por meio de metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a criação de um inventário das operações da empresa, em 2023.  Em seguida, foi feita a aquisição dos créditos de carbono do projeto FSCECP. Em um terceiro momento, a Companhia continuará focando em suas ações de sustentabilidade, e fará um plano de ajustes operacionais para mitigar futuras emissões.

Outras conquistas ASG

Em 2024, a CAPEMISA aderiu ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial e se tornou signatária da ONU Mulheres, reforçando a importância do respeito à diversidade e demais pilares ASG. Atualmente, há 54% de mulheres no quadro de Colaboradores; 42% delas são líderes de suas equipes; e 42% dos colaboradores são da cor preta ou parda.

Danthi

You may be interested

G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
CNseg
30 Vizualizações
CNseg
30 Vizualizações

G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras

admin - 19 de novembro de 2024

O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…

Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Grupo Bradesco Seguros
67 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
67 Vizualizações

Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil

Publicação - 19 de novembro de 2024

A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…

Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Interesse Mercado
61 Vizualizações
Interesse Mercado
61 Vizualizações

Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO

Publicação - 19 de novembro de 2024

A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin