00:00:00
01 Nov

Impactos climáticos e a complexidade no mercado

1 de novembro de 2024
35 Visualizações

O aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos está trazendo desafios cada vez mais complexos para o mercado de seguros. Ainda que acontecimentos como o Furacão Miltontenham sido ignorados por parte dos gestores brasileiros do meio, considerando o distanciamento entre o Brasil e os Estados Unidos, esses mesmos líderes se esqueceram de que as seguradoras brasileiras andam enfrentando uma pressão crescente, que se reflete nos custos de resseguro e, consequentemente, nas taxas aplicadas aos consumidores.

Esse cenário de eventos catastróficos antes era uma exceção. Agora, está se tornando cada vez mais comum. De acordo com um estudo do Banco Mundial, de 2021, a mudança climática custa cerca de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) a cada ano para as corporações do país – algo considerado raro há alguns anos atrás, considerando o contexto da indústria de seguros.

Aumento de prêmios e coberturas mais restritas

Com o agravamento dos riscos climáticos, os prêmios de seguros estão subindo globalmente. O cálculo de riscos, que orienta o preço dos planos, está sendo constantemente ajustado para refletir a realidade cada vez mais incerta. Além disso, algumas seguradoras estão reduzindo as coberturas em algumas regiões ou para determinados tipos de riscos, como uma forma de mitigar prejuízos futuros.

Em paralelo, a demanda por seguros também está em alta, já que as empresas e pessoas estão se dando conta da importância de proteger operações e bens diante de um cenário climático imprevisível. Contudo, a complexidade para calcular e oferecer alternativas de qualidade está resultando em uma variante intensa nos preços e, por consequência, impactos negativos na percepção do consumidor sobre o assunto. Essa e outras inconstâncias, como recusa da contratação e queixas relacionadas ao sinistro, fizeram com que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) registrasse 558 mil reclamações entre 2020 e 2023.

Iniciativas sustentáveis para o setor de seguros

Diante desse desafio e da urgência por caminhos emergentes, o setor está começando a adotar medidas voltadas para a sustentabilidade. Um exemplo importante é a criação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), formado por 22 seguradoras em 2020. Essa iniciativa busca incorporar aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na área, alinhando-se às recomendações da Força Tarefa para Divulgações Relacionadas ao Clima (TCFD).

No Brasil, a Susep está implementando uma Norma de Sustentabilidade que exigirá que as seguradoras considerem os riscos climáticos e ambientais durante a estabilização das atividades. Esse movimento é essencial para ajudar o setor a se adaptar às mudanças climáticas, criando oportunidades e gerenciando os novos riscos que surgem, sem deixar o consumidor na mão.

Adaptação às mudanças climáticas no Brasil

Embora o Brasil não enfrente desastres naturais de grande escala, como furacões ou terremotos, o país também está sofrendo com eventos extremos, como chuvas intensas, inundações, secas e vendavais, que já causam prejuízos significativos. O desafio para o setor no país é justamente se preparar para essas mudanças climáticas e encontrar novas formas de atender às demandas, protegendo tanto empresas quanto pessoas.

O futuro do mercado de seguros será cada vez mais influenciado pelas condições naturais e pelas ações a serem tomadas para reduzir os efeitos de possíveis ocorrências. Para se destacar em uma área complexa e instável, a adaptação das organizações do setor é uma arma poderosa no quesito vantagem competitiva. É preciso buscar, cada vez mais, novas formas de atuar e fazer negócios.

Mention

Por Fernando Martinez, CEO da Beyond Seguros.

You may be interested

Allianz te leva do rock ao romance: participe das promoções “Bora pro Show”
Allianz Seguros
45 Vizualizações
Allianz Seguros
45 Vizualizações

Allianz te leva do rock ao romance: participe das promoções “Bora pro Show”

Publicação - 1 de novembro de 2024

A Allianz Seguros acaba de anunciar duas novas promoções da série "Bora pro Show", oferecendo aos seus clientes a chance de assistir a dois grandes espetáculos que prometem agradar…

CEO da Seguradora ALM participou do Amcham Talks
Seguradora ALM
44 Vizualizações
Seguradora ALM
44 Vizualizações

CEO da Seguradora ALM participou do Amcham Talks

Publicação - 1 de novembro de 2024

O CEO da Seguradora ALM, Alexandre Dominguez, marcou presença no Amcham Talks, no Royal Palm Hall, em Campinas. O evento chega à sua sétima edição nacional, com…

Hero lança produto inédito com cobertura contra chuva e reembolso em 24h
Hero Seguros
40 Vizualizações
Hero Seguros
40 Vizualizações

Hero lança produto inédito com cobertura contra chuva e reembolso em 24h

Publicação - 1 de novembro de 2024

A Hero Seguros, insurtech referência em soluções de seguro para o ecossistema de viajantes, lança uma nova solução de seguros inédita no mercado brasileiro. A Cobertura para Cruzeiro é um…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin