00:00:00
25 Nov

Impactos climáticos e a complexidade no mercado

1 de novembro de 2024
82 Visualizações

O aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos está trazendo desafios cada vez mais complexos para o mercado de seguros. Ainda que acontecimentos como o Furacão Miltontenham sido ignorados por parte dos gestores brasileiros do meio, considerando o distanciamento entre o Brasil e os Estados Unidos, esses mesmos líderes se esqueceram de que as seguradoras brasileiras andam enfrentando uma pressão crescente, que se reflete nos custos de resseguro e, consequentemente, nas taxas aplicadas aos consumidores.

Esse cenário de eventos catastróficos antes era uma exceção. Agora, está se tornando cada vez mais comum. De acordo com um estudo do Banco Mundial, de 2021, a mudança climática custa cerca de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) a cada ano para as corporações do país – algo considerado raro há alguns anos atrás, considerando o contexto da indústria de seguros.

Aumento de prêmios e coberturas mais restritas

Com o agravamento dos riscos climáticos, os prêmios de seguros estão subindo globalmente. O cálculo de riscos, que orienta o preço dos planos, está sendo constantemente ajustado para refletir a realidade cada vez mais incerta. Além disso, algumas seguradoras estão reduzindo as coberturas em algumas regiões ou para determinados tipos de riscos, como uma forma de mitigar prejuízos futuros.

Em paralelo, a demanda por seguros também está em alta, já que as empresas e pessoas estão se dando conta da importância de proteger operações e bens diante de um cenário climático imprevisível. Contudo, a complexidade para calcular e oferecer alternativas de qualidade está resultando em uma variante intensa nos preços e, por consequência, impactos negativos na percepção do consumidor sobre o assunto. Essa e outras inconstâncias, como recusa da contratação e queixas relacionadas ao sinistro, fizeram com que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) registrasse 558 mil reclamações entre 2020 e 2023.

Iniciativas sustentáveis para o setor de seguros

Diante desse desafio e da urgência por caminhos emergentes, o setor está começando a adotar medidas voltadas para a sustentabilidade. Um exemplo importante é a criação dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), formado por 22 seguradoras em 2020. Essa iniciativa busca incorporar aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na área, alinhando-se às recomendações da Força Tarefa para Divulgações Relacionadas ao Clima (TCFD).

No Brasil, a Susep está implementando uma Norma de Sustentabilidade que exigirá que as seguradoras considerem os riscos climáticos e ambientais durante a estabilização das atividades. Esse movimento é essencial para ajudar o setor a se adaptar às mudanças climáticas, criando oportunidades e gerenciando os novos riscos que surgem, sem deixar o consumidor na mão.

Adaptação às mudanças climáticas no Brasil

Embora o Brasil não enfrente desastres naturais de grande escala, como furacões ou terremotos, o país também está sofrendo com eventos extremos, como chuvas intensas, inundações, secas e vendavais, que já causam prejuízos significativos. O desafio para o setor no país é justamente se preparar para essas mudanças climáticas e encontrar novas formas de atender às demandas, protegendo tanto empresas quanto pessoas.

O futuro do mercado de seguros será cada vez mais influenciado pelas condições naturais e pelas ações a serem tomadas para reduzir os efeitos de possíveis ocorrências. Para se destacar em uma área complexa e instável, a adaptação das organizações do setor é uma arma poderosa no quesito vantagem competitiva. É preciso buscar, cada vez mais, novas formas de atuar e fazer negócios.

Mention

Por Fernando Martinez, CEO da Beyond Seguros.

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
72 Vizualizações
Unimed
72 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
91 Vizualizações
Bradesco Seguros
91 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
66 Vizualizações
Allianz Partners
66 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin