A Superintendência de Seguros Privados (Susep) julgou, ontem (30), em primeira instância, dois processos administrativos sancionadores que apuravam infrações cometidas pela PricewaterhouseCoopers Auditoria Independente (PWC) e por seus auditores. A PWC, além de ser responsável pelo pagamento das multas aplicadas a ela, também responde, na qualidade de responsável solidária, pelo pagamento das multas aplicadas em face dos seus auditores.
Considerando o alto valor das multas aplicadas, os referidos processos, que tratam de realização de auditorias ineptas relacionadas às demonstrações contábeis do IRB Brasil Resseguros S/A (IRB), passaram pela avaliação e julgamento tanto da área técnica da Susep como do Conselho Diretor da Autarquia.
Em seu voto, a Diretora relatora do caso, Jessica Bastos, destacou que a PWC aprovou, sem ressalvas, as demonstrações contábeis do IRB do ano de 2019, embora tenha sido demonstrado que tais demonstrações possuíam uma série de inconsistências e distorções relevantes relacionadas à superavaliação patrimonial e consequente aumento da suficiência de liquidez da companhia resseguradora.
Adicionalmente, vale lembrar que, pelas irregularidades apuradas e apontadas no presente caso, o IRB e seus diretores e funcionários envolvidos também foram julgados e punidos pela Susep em outros processos.
O total das multas aplicadas pela Susep em face da PWC e dos auditores envolvidos, considerando os dois processos, ultrapassou o montante de dois milhões de reais. Os representados ainda podem recorrer da decisão.
Os processos serão, ainda, encaminhados ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de eventuais cometimentos de crimes e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para conhecimento da decisão.
Assessoria de imprensa da Susep
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

