00:00:00
25 Nov

Zurich cresce 117% no seguro garantia

17 de setembro de 2024
101 Visualizações

A Zurich Seguros se destacou no mercado de seguro garantia durante o primeiro semestre de 2024, registrando crescimento de 117%, conforme dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). No mesmo período de 2023, a companhia contabilizava R$ 67,6 milhões em volume de prêmios (GWP). Já em 2024, esse número saltou para R$ 146,7 milhões, consolidando a posição da companhia como uma das líderes do segmento.

“Nos últimos anos, a Zurich vem crescendo e se consolidando no segmento de seguro garantia. Temos nos dedicado intensamente ao suporte técnico e comercial aos clientes e corretores em todas as fases do processo, investindo em ferramentas que facilitem a contratação e adesão ao seguro”, destaca Guilherme Ramiro, gerente de Seguro Garantia da Zurich Seguros.

Em 2023, a companhia reforçou a sua estrutura para operar com pequenas e médias empresas, investindo tanto na contratação de especialistas quanto em mudanças nas condições de aceitação dos clientes – tanto para garantias judiciais quanto para tradicionais, diminuiu o valor do patrimônio líquido mínimo requerido para a adesão ao seguro.

A seguradora também colocou à disposição dos corretores ferramentas que facilitaram sua atuação com o produto e a emissão das apólices, agora feita pelo próprio corretor, agilizando o processo operacional, que passa apenas pela análise da capacidade de pagamento das empresas.  Além da agilidade nas emissões, o corretor ganhou ainda mais facilidade para o gerenciamento de portfólio.

“Estamos cada vez mais competitivos no segmento. A automação dos processos facilita o dia a dia dos corretores e clientes. Queremos, cada vez mais, ser uma seguradora ágil e descomplicada”, explica Guilherme.

Enquanto a Zurich obteve um aumento significativo de seus números, o mercado de seguro garantia como um todo também apresentou crescimento, embora em um ritmo mais moderado. Segundo os dados da Susep, o setor registrou um aumento de 20% no volume de prêmios, passando de R$ 2 bilhões em 2023 para R$ 2,4 bilhões em 2024.

No passado, a Zurich já havia se destacado pelo crescimento consistente em seguro garantia, atribuindo este sucesso a uma combinação de expertise técnica, atendimento diferenciado e inovação em produtos. Para o primeiro semestre de 2024, esses fatores continuam fundamentais.

 Impacto da Lei de Licitações

A entrada em vigor da nova Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021) em 2023 trouxe novas expectativas para o segmento de seguro garantia a partir de 2024. Uma das alterações previstas na lei é a exigência de garantia de até 30% do valor inicial do contrato nas contratações de obras e serviços de engenharia cujo valor estimado supere R$ 200 milhões. Antes, o limite era 10%.

Na prática, além do aumento do limite da garantia, a lei prevê também a possibilidade de a seguradora retomar a obra pública no lugar do tomador inadimplente. Com essa alteração, o mercado segurador passa a ter maior responsabilidade na fiscalização das obras, o que fará das equipes especializadas um diferencial.

Segundo Guilherme, a Lei de Licitações traz como impacto mais imediato um crescimento do produto, mas também um aumento do risco. Nesse contexto, ter uma equipe de engenharia de riscos bem estruturada é muito importante para as seguradoras.

“A Zurich destaca-se pela expertise e equipe qualificada de engenheiros que atua desde a análise de risco até a emissão da apólice, oferecendo suporte técnico e comercial aos clientes em todas as fases do processo, além de diversas ferramentas de suporte ao cliente”, pontua.

A seguradora também tem como diferencial ofertar produtos que garantem não só o cumprimento do contrato, mas também a qualidade dos serviços e produtos entregues. Entre as ofertas da companhia estão soluções de seguros de performance, que garantem o cumprimento de metas e objetivos previstos em contratos.

Conteúdo Comunicação Zurich 

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
74 Vizualizações
Unimed
74 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
92 Vizualizações
Bradesco Seguros
92 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
67 Vizualizações
Allianz Partners
67 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin