Após aquisição da Liberty Seguros pelo Grupo HDI, era necessário rever a marca por acordos legais e evoluir para um posicionamento e proposta de valor que seguisse com o legado de Liberty Seguros, mas se destacasse por ser diferenciada. O rebranding, lançado em junho de 2024, feito em parceria com a agência anacouto, criou um novo posicionamento para a marca que combina liberdade e segurança, destacando o atributo de uma experiência acessível, de excelência e próxima ao consumidor.
A marca tem como propósito “Liberdade por caminhos seguros”, reforçando que os clientes podem ter certeza de que estão no caminho certo com Yelum. Já a nova “assinatura” da marca reforça a continuidade e confiança aos seus clientes e stakeholders: “Liberty Seguros agora é Yelum Seguradora”. Além disso, foi adicionada uma tagline que sintetiza o posicionamento da nova marca: “Seguro para viver livre.”
Agora, dando continuidade em seu processo de construção, a marca chega às ruas com o lançamento de um novo filme publicitário. A campanha será a nível nacional, iniciada com um warm-up, utilizando estratégia de vídeos nas redes sociais, como LinkedIn e Meta, além do YouTube. A partir de 09 de setembro, a campanha passa a estar presente na mídia massiva, incluindo TV fechada nos canais GNT, ESPN, Globo News e Multishow. Também será realizada a Blast Week, um formato impactante e interessante na Eletromidia, onde todos os ativos da plataforma serão ocupados em algumas praças prioritárias, com uma ação forte nessas regiões.
Além disso, a campanha contará com ativações Out of Home (OOH) em aeroportos, edifícios comerciais e nas principais rádios dos mercados prioritários e seguirá com conteúdos no UOL e alguns podcasts. A agência anacouto, referência em branding no país e nome por trás de marcas como Natura, Cosan, Mantiqueira e Intelbras, segue como parceira neste processo, levando a estratégia à execução.
A campanha reforça essa narrativa de que a Yelum é o seguro que traz segurança para viver mais livre, destacando uma experiência de excelência acessível e próxima do consumidor. A campanha foi projetada para atingir tanto consumidores em geral e segurados quanto corretores, para que a transição da marca fosse compreendida e aceita, preservando a qualidade, confiança e percepção positiva já associadas à Liberty. Além disso, o objetivo também é ampliar a preferência que a marca anterior conquistou ao longo dos anos.
“A campanha é bastante material e estamos em formação de portfólio de marca por ser uma situação especial. Nesta primeira fase estaremos muito forte por conta disso, mas no próximo ano a gente ainda vai investir bastante em marca, porque a após ter passado este momento de transição, queremos trabalhar mais no portfólio das outras marcas, e mostrar mais sobre o que tem o grupo, entre outras ações”, explica André Truzzi, Vice-Presidente de Transformação do Grupo HDI.
Em colaboração com o comitê executivo do Grupo HDI, os especialistas da agência anacouto ouviram corretores e clientes para identificar os principais ativos da Liberty Seguros e transformá-los na Yelum. O foco com a Yelum foi desenvolver uma marca que pudesse equilibrar a tradição do Grupo HDI com a necessidade de adaptação às novas demandas do mercado.
O nome Yelum, remetendo à luz, simboliza segurança e clareza no caminho, enquanto a cor amarela foi escolhida para representar brilho e confiança. Essas escolhas reforçam a ideia de que os clientes estão no caminho certo com Yelum, mesmo diante das incertezas da vida.
“Yelum acredita na liberdade por caminhos seguros. A campanha mostra situações cotidianas em que as pessoas se sentem livres para seguir adiante, porque estão seguras com Yelum. Só existe o próximo passo quando se tem confiança na sua escolha, no seu caminho, no seu seguro” explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente da agência anacouto.
A assinatura “Liberty Seguros agora é Yelum Seguradora.” e a tagline “Seguro para viver livre.” sintetizam esse novo posicionamento, garantindo uma transição suave e fortalecendo a conexão emocional com as pessoas.” complementa Fernanda Galluzzi.
Com a Yelum ganhando vida nas ruas, espalhando a cor amarela e irradiando luz por todo o país, a campanha marca o início de uma nova jornada para a seguradora, que já nasce com um legado sólido e uma proposta de valor renovada. Mais do que um simples rebranding, Yelum é uma evolução, uma marca que carrega consigo a confiança e a segurança da Liberty Seguros, agora com uma nova perspectiva.
À medida que a campanha se desdobra, essa nova identidade se torna mais do que uma mudança de nome ou logo—ela se transforma em uma promessa viva, que ilumina o caminho de todos os que confiam na Yelum para viver de forma livre e segura.
E esse é apenas o começo. Nos próximos passos, Yelum continuará a brilhar, reforçando seu compromisso com os clientes e levando essa luz para novos horizontes, sempre guiando o caminho com segurança e liberdade.
Foto: Na nova logomarca, o Y tem de um lado uma haste mais leve que remete à asa (liberdade); do outro lado, a haste diagonal representa segurança, confiança e solidez.
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