00:00:00
19 Sep

Susep constitui Grupo que atuará para a criação da Política Nacional de Acesso ao Seguro

30 de agosto de 2024
117 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou na última quarta-feira (28) Grupo de Trabalho com a finalidade de discutir e propor recomendações para aperfeiçoamento regulatório e para construção de estratégia institucional e de mercado, destinada à criação da Política Nacional de Acesso ao Seguro. Prevista no Plano de Regulação 2023/2024 da Autarquia, a medida é vista como uma importante iniciativa para impulsionar o seguro como um efetivo instrumento do desenvolvimento nacional.

A Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Júlia Normande Lins, coordenadora do GT, explica que o grupo se baseia na premissa de que o Sistema Financeiro Nacional deve ser funcional ao desenvolvimento econômico do País. “O Sistema Financeiro possui contribuição expressiva enquanto instrumento de inclusão social e redução de desigualdades por meio da proteção financeira”, apontou.
O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, comentou sobre a importância do acesso ao seguro para que o setor atinja sua plena potencialidade. “O Brasil tem um enorme potencial de crescimento para o mercado de seguros. O seguro precisa ser conhecido e, portanto, acessado pela população. Precisamos de estratégias para alcançar e mobilizar esta grande capacidade de mercado que nós temos”, afirmou.

Constituído pela Portaria nº 8.324/2024, o GT estabelece um canal de interlocução, diálogo e busca de consensos entre seguradores, segurados, outros participantes do mercado, especialistas e autoridades públicas, para a construção de alternativas capazes de impulsionar o acesso ao seguro, de forma quantitativa e qualitativa, a uma gama cada vez maior de cidadãos e empresas brasileiras.

O GT será composto por subgrupos que terão como referência eixos temáticos decididos pela Coordenação do GT. Dada a peculiaridade e abrangência do tema Acesso ao Seguro, os subgrupos somente serão criados após o mapeamento de questionários a serem respondidos pelos participantes. Dentre outros pontos, cada integrante indicará temas que devem ser considerados relevantes quando se trata de acesso ao seguro e descreverá as razões pelas quais considera que o Brasil possui baixa adesão ao seguro.

Além de integrantes da própria Susep e pessoas especialistas nos temas em debate, o GT já tem a confirmação de representantes das seguintes entidades: Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP; Access to Insurance Initiative – A2ii / IAIS; Associação Brasileira de Insurtech – ABInsurtech; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA; Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças – ABCRED; Associação das Mulheres do Mercado de Seguros – Sou Segura; Associação Internacional do Direito do Seguro – AIDA; Banco Central do Brasil; Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg; Elas Que Lucrem – EQL; Federação Nacional dos Corretores de Seguros – Fenacor; Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS); Ministério da Agricultura e Pecuária; e Ministério da Fazenda.

O Grupo de Trabalho terá duração de 60 (sessenta) dias e tem como produto final a entrega de um Relatório que buscará consolidar o diagnóstico e conclusões de cada um dos subgrupos sobre os respectivos eixos temáticos.

Além do GT da Política Nacional de Acesso ao Seguro, a Susep publicou, nessa semana, a constituição do GT Resseguro – Instrumento do Desenvolvimento e do GT Seguros e Segurança Cibernética.

Acesse a Portaria nº 8324/2024, que constituiu o GT Política de Acesso ao Seguro.
Saiba mais sobre o GT Resseguro – Instrumento do Desenvolvimento.
Veja como vai funcionar o GT Seguros e Segurança Cibernética.

 

You may be interested

Sompo reitera compromisso com diversidade  por meio de ações para promoção
Sompo
25 Vizualizações
Sompo
25 Vizualizações

Sompo reitera compromisso com diversidade por meio de ações para promoção

Publicação - 19 de setembro de 2024

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, como parte de seu compromisso com ações voltadas à…

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%
FenaPrevi
32 Vizualizações
FenaPrevi
32 Vizualizações

Previdência privada: captação líquida cresce mais de 100%

Publicação - 19 de setembro de 2024

De janeiro a julho de 2024, os planos de previdência privada aberta captaram, já descontados os resgates, R$ 36,7 bilhões – revela levantamento produzido pela Federação Nacional…

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento
Hero Seguros
36 Vizualizações
Hero Seguros
36 Vizualizações

Hero Seguros anuncia expansão para a Bahia em evento

Publicação - 19 de setembro de 2024

Na última quinta-feira (12), a Hero Seguros, insurtech referência em soluções de seguro para viajantes brasileiros, realizou um evento especial para o setor de turismo que marcou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin