00:00:00
15 Sep

Colaboração além das fronteiras: o papel da inovação aberta no mundo tecnológico

23 de agosto de 2024
123 Visualizações

O mundo está em constante mudança, e até mesmo os cronômetros mais avançados parecem estar tontos com a velocidade das transformações. No contexto tecnológico, essa mudança é ainda mais acentuada, especialmente em tempos de Inteligência Artificial Generativa.

Mas, afinal, o que significa ser inovador? Para mim, inovação é a combinação de inspiração, conhecimento e ação para transformar conceitos e hipóteses em realidade. Trata-se de promover mudanças em processos, produtos, serviços e modelos de negócio, agregando valor tanto para as organizações quanto para a sociedade.

Acredito que a fonte da inovação está dentro de cada um de nós, motivada pelo inconformismo natural dos intraempreendedores em busca de respostas e do desejo de executar com excelência. Disciplina e experimentação são essenciais nesse processo, e, ao contrário do que se possa pensar, não são conceitos excludentes – aprendemos muito com os povos orientais nesse sentido.

Outro ponto crucial é que a inovação deve ser aberta para ser efetiva. O livro “Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology,” de Henry Chesbrough (2003), é uma obra seminal sobre o conceito de inovação aberta. O autor defendeu, de forma transformadora à época, que as organizações devem buscar fontes externas de inovação. Daí surge o conceito de ecossistema de inovação, que engloba startups, universidades, centros de pesquisa, incubadoras, hubs e parceiros de negócios. Essa abordagem facilita o acesso a novas tecnologias, reduz riscos e acelera o desenvolvimento de produtos e serviços.

Nesse sentido, a colaboração é a chave para soluções inovadoras. No âmbito das equipes, modelos ágeis promovem a disseminação da colaboração. Quando várias mentes multidisciplinares se unem em torno de um propósito comum, sob a influência de uma metodologia consistente, a sinergia pode contribuir significativamente para a inovação e a transformação. O design thinking, com sua abordagem centrada no ser humano, também é fundamental para compreender profundamente as necessidades dos usuários e gerar ideias inovadoras.

Além disso, as organizações podem colaborar de diferentes formas, desde joint ventures, passando por pesquisas compartilhadas, até alianças estratégicas. Se a experiência do cliente é o novo produto, é essencial colocá-lo no centro do processo de inovação e considerar no seu aprendizado as demais influências externas que ele vivência.

Por outro lado, comunicação, estrutura e cultura organizacional devem ser vistas como importantes aliadas. Superar desafios requer uma abordagem estratégica. Cultivar uma cultura de inovação e promover comunicação aberta são passos essenciais. Ferramentas que facilitem a colaboração e a medição do impacto da inovação também são fundamentais. Líderes desempenham um papel crucial, construindo as bases do ambiente de confiança, removendo restrições e incentivando a diversidade de ideias.

Em mais de 25 anos trabalhando nessa área, entendo a inovação como um desafio complexo, mas essencial, no qual (spoiler) o esforço vale a pena. Afinal, a inovação é o motor que viabiliza o futuro do mundo e da sociedade.

Foto: José Loureiro, Diretor de Inovação, Digital e Dados no Grupo Bradesco Seguros

Edelman

 

You may be interested

MDS anuncia Paulo Loureiro como Chief Commercial Officer
MDS Brasil
12 Vizualizações
MDS Brasil
12 Vizualizações

MDS anuncia Paulo Loureiro como Chief Commercial Officer

Publicação - 15 de setembro de 2025

A MDS Brasil, uma das principais corretoras do país nos segmentos de seguros, resseguros, consultoria de riscos e líder em saúde e benefícios, anuncia Paulo Loureiro como…

Segna confirma participação na 20ª edição do Conec
Interesse Mercado
21 Vizualizações
Interesse Mercado
21 Vizualizações

Segna confirma participação na 20ª edição do Conec

Publicação - 15 de setembro de 2025

A diretoria e a equipe comercial do Grupo Segna, empresa membro do Grupo A12+, vão estar presentes na 20ª edição do Conec, entre os dias 25 e 27…

No Dia do Cliente, Europ Assistance celebra cuidado e excelência no atendimento
Europ Assistance
22 Vizualizações
Europ Assistance
22 Vizualizações

No Dia do Cliente, Europ Assistance celebra cuidado e excelência no atendimento

Publicação - 15 de setembro de 2025

Neste Dia do Cliente, a Europ Assistance Brasil celebra não apenas seus clientes, mas o compromisso que a move: "We Live, We Care". Cuidar está no centro…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin