A importância da comunicação para o bom desempenho das organizações foi destaque da última pesquisa Global da Gallagher, divulgada esta semana, apresentando um recorte sobre a experiência do colaborador em 56 países, com mais de 2.000 empresas ouvidas (50% da América do Norte, 41% do Reino Unido e Europa, 4% da Austrália e Nova Zelândia, 2% da América Latina e 2% da Ásia, África e Oriente Médio). Foram entrevistados profissionais de setores diversos, como saúde, governos, tecnologia, educação e bancos. “Comunicar de maneira correta é um desafio global e, dentro de uma empresa, não é diferente. O cenário se torna ainda mais complexo com o trabalho remoto, no qual objetivos e a cultura da empresa precisam ser transmitidos e efetivamente assimilados pelos colaboradores. O relatório traz um compilado sobre o que mais funciona para que as mensagens internas dentro da empresa sejam ouvidas pelos colaboradores. O estudo também mostra que a eficácia das comunicações aumenta sensivelmente quando existe o envolvimento dos líderes da empresa”, reforça Angeles Magalhães, CEO de Benefícios da Gallagher Brasil.
O uso da inteligência artificial aparece em destaque e, segundo o estudo, uma a cada cinco empresas relatou que a sua organização já oferece treinamento ou recursos de IA. Apesar da porcentagem expressiva, apenas 29% dos entrevistados disseram que a sua organização tinha orientações sobre o uso adequado da tecnologia no ambiente corporativo. “Ao longo dos anos, novos temas aparecem na pesquisa, munindo as empresas com informações precisas sobre debates atuais, permitindo o desenvolvimento de treinamentos e adequações necessárias. A inteligência artificial é um desses pontos, mas ainda traz dúvidas e acende um alerta importante sobre a importância de regras claras para a sua utilização dentro das organizações, tornando o processo mais claro para quem está na linha de frente e clientes finais”, reforça Angeles.
Dentre os participantes, apenas 42% possuem um plano de comunicação interna robusto, com ações programadas ao longo do ano, e 35% das empresas ouvidas alegaram que a principal barreira para a ausência do sucesso organizacional seria a falta de tempo e capacidade da equipe, seguida por falta de engajamento dos funcionários, orçamento, tecnologia e análises. “É importante que os funcionários tenham clareza sobre o propósito da empresa e as métricas utilizadas para o bom desempenho das funções. Compreender as preferências dos colaboradores e saber sobre quando e como utilizar a IA também podem contribuir para a segurança e o engajamento dos colaboradores”, complementa Angeles.
Desde 2008, a Gallagher desenvolve o relatório do Setor demonstrando um retrato da Comunicação Interna e da experiência do colaborador ao redor do mundo. Ao longo dos anos, assuntos como confiança profissional e surgimento dos canais digitais foram apresentados na pesquisa trazendo reflexões sobre a importância de uma comunicação assertiva dentro das empresas.
Danthi Comunicações
Foto: Angeles Magalhães, CEO de Benefícios da Gallagher Brasil
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…