A ideia é aprimorar conhecimento do setor de quem nunca atuou na área de seguros e também agregar para quem já tem experiência, além de aumentar as vendas, refletindo nos resultados financeiros
Para se manter em evidência no empreendedorismo a busca por conhecimento sempre é necessária para alavancar os negócios, até porque vivemos em um mercado dinâmico e em constante mudança e desenvolvimento. Por isso, a Quisto Corretora de Seguros, lançada no mercado de franchising no segundo semestre de 2018, investiu no ensino a distância como forma de capacitar os franqueados novos do mercado até mesmo aqueles com certa experiência no segmento.
A franquia conta com plataforma de ensino a distância onde os franqueados possuem acesso de forma online em qualquer horário do dia, com conhecimento através de vídeos com duração em média de 30 minutos, que vão de áreas comerciais, empreendedorismo, marketing, operação, sistemas, entre vários outros temas pertinentes para gestão do negócio.
A franqueadora acompanha junto à sua rede a necessidade de aprendizado, alimentando conhecimento constantemente. Cada franqueado possui usuário e senha para acessar a plataforma que é disponibilizada gratuitamente. Já a franquia recebe todas as informações de evolução do franqueado, o que assistiu, quando, como forma de acompanhamento.
“A maioria dos franqueados que entram na rede não eram do mercado de corretora de seguros, por isso a importância de gerarmos conteúdos para capacitação deles. O nível de materiais disponibilizados vão do básico ao avançado, fazendo uma ordem cronológica de conhecimento. É fato que quanto maior o conhecimento dos nossos franqueados, melhor o desenvolvimento na ponta em resultados financeiros”, observa o diretor executivo da Quisto, Henrique Mol.
Outro fato observado pelo empresário é que a maioria dos franqueados que entra na rede chega focado em soluções como seguro de carros, que são altamente concorridos e de baixa rentabilidade. “É importante como franqueadora mostrar outras soluções mais interessantes que temos dentro do negócio e o estudo vem para aprimorar e desmistificar isso”, acrescenta Mol.
A ideia principal é que o franqueado use a plataforma de forma constante buscando novos conhecimentos disponibilizados e apoio. Mas para que ocorra esse processo contínuo a franqueadora adotou um processo na rede que, para liberar os acessos a sistemas de vendas, é obrigatório que o franqueado veja o treinamento por completo.
Conhecimento nunca é demais
Mol conta que alguns franqueados, principalmente os que estão no mercado de seguros já algum tempo, relutam em participar desses estudos. “Nossa grande dificuldade é fazer com que os franqueados antigos utilizem a plataforma, pois acham que já sabem tudo que é necessário, porém não é bem isso. Para se sobressair no mercado que vive em constante mudança é necessário ir à busca de novos conhecimentos, estudar o cenário. E é exatamente isso que os vídeos para capacitação propõem, vão além de mostrar como vender, por exemplo”, diz.
A academia de estudos já é tendência em grande parte das franquias e a Quisto percebeu essa necessidade de oferecer aos franqueados devido a experiência da holding Encontre Sua Franquia, onde a marca está inserida, em auxiliar e replicar ações que deram certo, assim como também não usar ações que não foram positivas.
O diretor executivo pontua que para ter um aprendizado ainda mais eficaz é necessário que haja frequência na busca por conhecimentos, principalmente pelo fato de estarem disponíveis muitas soluções comerciais.
Mais próximo ao franqueado
Recentemente, a marca criou com recrutamento de profissionais uma nova área na empresa para capacitação. Esses colaboradores contam com vasta experiência em desenvolvimento de recursos humanos que vão acompanhar a rede de forma mais próxima, levantando necessidades de capacitação, liderando a produção e fomentando a franquia.
Fatos&Ideias Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…