No mês de junho, o seguro dos dez carros mais vendidos do Brasil teve uma variação pouco expressiva no Brasil, fechando o comparativo mensal com aumento de 2% para os homens e de 4,4% para as mulheres. No somatório do primeiro semestre, no entanto, os números são mais acentuados: diminuição de 46,5% para o perfil masculino e aumento de 15,2% para o feminino em junho, com relação a janeiro. O levantamento é da Minuto Seguros, uma empresa Creditas, líder no segmento de seguros online e uma das principais corretoras do país.
O ranking abrange 11 capitais brasileiras e considera a lista divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) para determinar os dez carros mais vendidos no período.
“As variações de janeiro para junho poderiam despertar um alerta se fossem lidas separadamente. Mas, ao analisarmos a pequena variação de maio para junho, podemos enxergar que o mercado está mais estável agora do que no início do ano, e que deve continuar assim nos próximos meses”, explica Michel Tanam, Gerente Comercial da Minuto Seguros.
Este é o terceiro mês de 2024 (e segundo consecutivo) que registra apólices mais caras para as mulheres do que para os homens, mas, como a variação do período não é significativa, o caso pode ser lido como apenas uma consequência de maio, segundo Michel.
Entre os destaques do mês de junho, estão:
(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de junho/24 contra maio/24)
- A cidade com os menores preços médios, tanto para o perfil masculino quanto para o feminino, dentre os modelos analisados, foi Porto Alegre, onde o valor foi de R$ 1.927,01 (+0,7%) para homens, e R$ 2.271,77 (+3,4%) para mulheres.
- Belo Horizonte registrou os maiores preços médios no perfil masculino, com R$ 3.303,82 (+3,7%). Enquanto isso, Rio de Janeiro foi a cidade com os maiores preços no perfil feminino, atingindo R$ 3.316,20 (+5,4%).
- A média geral para todos os modelos e capitais é de R$ 2.477,79 (+2%) para o perfil masculino, e R$ 2.730,59 (+4,4%) para o perfil feminino.
Entre as variações mais expressivas de valores para os modelos mais vendidos, nas capitais analisadas, estão:
- O Novo HB20 Sense sobe duas posições e conquista o primeiro lugar na lista dos mais vendidos, registrando um leve aumento em ambos os perfis. No masculino, o modelo atinge o valor médio do seguro de R$ 2.169,01 (+0,5%). Já no feminino, o preço médio é de R$ 2.377,29 (+1,1%).
A maior variação do modelo para os homens ocorre em Brasília, alcançando R$ 1.882,32 (+9,6%), enquanto para as mulheres é em Goiânia, custando R$ 2.626,98 (+9,6%).
- O Novo Onix Hatch, que cai da segunda para a terceira posição, registra a maior variação na média geral tanto do perfil masculino (+14,4%) quanto do feminino (+23%). A capital com a maior variação nos dois perfis é Vitória, onde chegou a R$ 3.653,24 (+53,8%) no masculino, e R$ 4.719,40 (+94,7%) no feminino.
A média dos valores é de R$ 2.628,36 para o perfil masculino e R$ 2.981,09 para o feminino.
- O Mobi Like, que cai de quinto para sexto na lista da Fenabrave, registra a maior queda do perfil masculino, ainda que pouco significativo, e também registra uma leve redução no perfil feminino. No masculino, o modelo atinge o valor de R$ 2.168,34 (-3,2%), já no perfil feminino chega a R$ 2.368,97 (-0,2%).
A maior variação para o perfil masculino é em Brasília, com valor de R$ 1.882,11 (-12,5%). No feminino, uma das maiores variações se dá em Curitiba, com custo de R$ 1.966,24 (-5,4%).
Entre os destaques do semestre, estão:
(as comparações percentuais a seguir consideram o preço médio de junho/24 contra janeiro/24)
- No perfil masculino, o Novo Tracker foi o modelo que sofreu a maior variação: – 61,8% (R$ 2.375,36);
- No perfil feminino, o Novo Onix Hatch foi o modelo que sofreu a maior variação: +42,9% (R$ 2.981,09);
- A média geral de variação para todos os modelos e capitais foi de -46,5% para o perfil masculino e +15,2% para o perfil feminino.
Ideal
You may be interested
Instituto de Longevidade MAG lança e-book gratuito sobre previdência complementar e planejamento
Publicação - 16 de setembro de 2024O Instituto de Longevidade MAG, associação sem fins lucrativos idealizada pelo Grupo MAG que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento e oferece soluções em prol da Longevidade…
MAPFRE anuncia Inês Martinelli como nova gerente da territorial São Paulo
Publicação - 16 de setembro de 2024A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, anuncia a nomeação de Inês Martinelli como nova gerente territorial da empresa para a zona sul de São…
Em linha com práticas ESG, Tokio Marine Aluguel passa a oferecer Assistência Sustentável
Publicação - 16 de setembro de 2024A fim de aplicar, cada vez mais, as práticas ESG (Environmental, Social e Governance) no desenvolvimento de seus produtos e serviços, a Tokio Marine Seguradora anuncia a…