A Chubb Seguros, por meio do escritório Machado e Cremoneze, obteve julgamento favorável sobre um caso de extravio de mercadorias durante o transporte aéreo internacional. A seguradora moveu uma ação de cobrança regressiva contra a LATAM AIRLINES, com a intenção de obter ressarcimento pelos prejuízos sofridos devido ao extravio de mercadorias durante o transporte aéreo.
Em primeiro julgamento, o Tribunal de Justiça de São Paulo julga a favor da seguradora, aplicando entendimentos sobre responsabilidade civil e direitos do consumidor. Em recurso especial, a LATAM Airlines recorreu ao STJ, contestando a decisão e argumentando que o julgamento deveria seguir de acordo com as convenções internacionais, neste caso de Montreal – Canadá.
A Chubb alegou omissão do acórdão do STJ, com argumento de que o tema tratado pelo STF no Tema n. 210 não é aplicável ao transporte internacional de carga, diferenciando-se do transporte de passageiros e bagagens. O STJ reconheceu a omissão, além de afastar a aplicação do Tema n. 210 do STF ao caso em questão.
O STJ decidiu que as normas internacionais sobre transporte aéreo de passageiros não se aplicam diretamente ao transporte de cargas, reforçando a interpretação específica da legislação e das convenções internacionais pertinentes ao caso de extravio de mercadorias.
Quando o caso ocorreu, o escritório se dedicou para que o caso fosse tratado com a complexidade legal e jurisprudencial devida, utilizando interpretações específicas para a situação.
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026









