A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, por meio da estratégia de sustentabilidade, reforça seu compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades com o projeto ‘MAPFRE na Favela’. A iniciativa oferece soluções de microsseguros acessíveis e adequados às necessidades dos micro e pequenos empreendedores que residem em favelas ao resgatar a função social do seguro e a proteção aos mais vulneráveis.
Segundo a pesquisa Data Favela 2023, o Brasil possui mais de 18 milhões de pessoas que moram em favelas, sendo que cerca de 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter o seu próprio negócio.
Pensando no potencial e nas demandas sociais desse público, o ‘MAPFRE na Favela’ apresenta três produtos pioneiros no mercado, criados a partir de um profundo entendimento das necessidades e desafios dos empreendedores locais realizados em dois momentos. O primeiro piloto foi realizado no distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista. Agora, em nova fase, o projeto está presente em Paraisópolis – segunda maior comunidade de São Paulo, onde vivem mais de 100 mil pessoas – com o apoio do G10 Favelas, um coletivo de líderes e empreendedores de impacto social dedicado a promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, combatendo a pobreza e a exclusão social.
Segundo o CEO da MAPFRE no Brasil, Felipe Nascimento, o objetivo do projeto é gerar um impacto social positivo, proporcionando oportunidades de ascensão social e acesso a um tipo de produto ainda pouco explorado pelos brasileiros. “Muitos pequenos empreendedores pensam: ‘seguro não é para mim’. A MAPFRE quer mudar essa percepção e disponibilizar microsseguros acessíveis para aqueles que necessitam de proteção, com soluções que se ajustam ao orçamento desse público, proporcionando mais segurança para seus negócios”, afirma o executivo. Os microsseguros disponibilizados tem como objetivo a proteção do empreendedor da favela, por meio de 3 soluções:
MAPFRE Minha Vida – Seguro que além da assistência funerária, pensa no bem-estar do empreendedor local oferecendo descontos em consultas médicas, exames e medicamentos.
MAPFRE Meu Trampo – Seguro empresarial que aceita CPF, pois o produto é acessível aos empreendedores informais e, protege o estabelecimento comercial dos riscos relacionados a incêndios, além de contar com diversas assistências emergenciais.
MAPFRE Meu Bem Protegido – Seguro de garantia de bens usados, que protege os instrumentos essenciais de trabalho do empreendedor que vive e tem seu negócio numa favela.
Os valores dos seguros variam de R$ 27,90 a R$ 197,90 por ano, por meio de um pagamento único via cartão de crédito. Neste momento, os seguros serão comercializados por meio de um modelo de autocontratação digital.
Envolvimento da comunidade e parceria com G10 Favelas
Para ganhar escala e difundir o produto, o projeto estabeleceu uma parceria com o G10 Favelas. Com essa junção de forças, o projeto ganha acesso a uma rede ampla e diversificada de líderes comunitários, que facilitam a implementação e a disseminação dos serviços de seguro oferecidos pela MAPFRE.
Além disso, a parceria fortalece o compromisso do projeto com o envolvimento da comunidade, ao garantir que as iniciativas sejam desenvolvidas de forma participativa e alinhadas com as reais necessidades e demandas locais. O Pavilhão do G10 terá totens de auto contratação dos produtos do “MAPFRE na Favela”.
“O projeto ‘MAPFRE na Favela’ representa um marco na inclusão financeira e proteção social dos empreendedores das favelas. Com a oferta de microsseguros acessíveis, estamos proporcionando uma rede de segurança para aqueles que trabalham duro para melhorar suas vidas e suas comunidades. Esta iniciativa é um grande passo para a inclusão financeira e a proteção dos sonhos de muitos empreendedores de favelas”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas.
A diretora de sustentabilidade da MAPFRE, Fátima Lima, explica que o projeto é um desdobramento do pilar social da estratégia de sustentabilidade da companhia no país e espera que ele contribua para o fortalecimento do empreendedorismo, com geração de renda e autonomia em comunidades vulneráveis. “Um de nossos compromissos com o MAPFRE na Favela é oferecer ao pequeno e médio empresário a segurança necessária para a continuidade do próprio negócio. Nosso projeto foi desenvolvido com foco na acessibilidade e simplicidade. As tarifas dos produtos foram cuidadosamente definidas para serem compatíveis com a realidade financeira dos empreendedores das favelas, a partir de uma escuta ativa com esse público”, destaca Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da companhia.
“Essa iniciativa de capacitar os próprios moradores fortalece o objetivo de apoiar o desenvolvimento pessoal e gerar receita na economia da favela proporcionando renda dentro do próprio local”, completa a executiva.
InPress Porter Novelli
Foto: Felipe Nascimento, CEO da Mapfre
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…