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Investir em prevenção de perdas, com apoio da tecnologia

27 de maio de 2024
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Indiferentemente do nível de maturidade ou tamanho da empresa, uma coisa é certa: ela possui absoluta necessidade de reduzir suas perdas. No varejo, então, ela é ainda mais latente, já que o segmento atua com margens para lá de apertadas, em torno de 2% na média, e qualquer ganho, por menor que seja, pode fazer uma sensível diferença (imagine o que significa esse índice em uma companhia que fatura bilhões anualmente). Por isso, investir em prevenção de perdas, nem sempre presente nos planos dos gestores, é mandatório. 

Aqui vai a primeira informação importante para o seu negócio, caro varejista. É muito mais fácil e menos custoso para os cofres da empresa prevenirem uma perda do que aumentar as vendas. Cada real economizado através da prevenção de perdas vale mais do que aquele utilizado no investimento de campanhas e promoções para atrair clientes. Quer um exemplo simples e prático? Para cada smarthopone furtado no balcão de loja, o varejista precisa vender quatro aparelhos para cobrir o prejuízo.

O índice médio de perdas no varejo em 2022, segundo a 6ª Pesquisa Abrappe, foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, contabilizando que o varejo restrito movimentou R$ 2,14 trilhões no ano anterior. O registro pode ser até menor do que os dados de 2021, mas o alerta é sempre o mesmo: previna-se. Só assim também será possível atingir a sonhada eficiência operacional, hoje no varejo alimentar, por exemplo, de 98,13% segundo pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas sempre há pontos de melhorias. 

A cultura de prevenção de perdas vai se fixando aos poucos nas empresas e a velocidade dependerá da postura do gestor principal delas. Por isso, o objetivo de todo e qualquer varejista deve ser a prevenção de perdas. Alguns pontos são básicos para o sucesso dessa empreitada e é preciso ressaltar que é absolutamente necessária a conscientização, planejamento, normas, procedimentos, tecnologia, ação e acompanhamento para que as perdas sejam mesmo reduzidas.

Para que medidas de prevenção de perdas sejam adotadas e bem executadas, alguns detalhes são fundamentais. A começar pela necessidade de se identificar os locais e os produtos de maiores riscos. Áreas como compras, recebimento, estoques (na loja ou centro de distribuição), devolução, troca de mercadorias, tesouraria, transporte de valores e frente de caixa são as mais sensíveis, sem dúvida nenhuma. 

Um bom plano de prevenção de perdas pode garantir as mais variadas vantagens para a empresa. Além da redução de perdas por conta de avarias, desperdícios, frutos, roubos e expiração de prazos de validade, um trabalho estratégico, com bom apoio da tecnologia, pode aumentar as vendas com auxílio de soluções de proteção eletrônica e de comportamento de consumidores e a produtividade da equipe de trabalho.

Os benefícios das ações e soluções de prevenção de perdas são notórios nas operações da loja. A escolha de parceiros que possam realmente contribuir com produtos, tecnologia e suporte, visando a redução das perdas, pode gerar resultados ainda melhores.

Implantar soluções de segurança e monitoramento é importantíssimo. E, diferentemente do que se dizia há alguns anos, contar com tecnologia não exige investimentos vultuosos assim. Há no mercado soluções interessantes de diversos players, que oferecem recursos de circuitos internos, supervisão do ambiente, vigilância e proteção eletrônica de produtos.

Mais recentemente, soluções com uso da inteligência artificial têm transformado as operações no varejo. O acesso rápido às informações, com a transformação de dados em indicadores de perdas e até mesmo de comportamento dos clientes, vai direcionar os varejistas para caminhos mais precisos e ágeis na tomada de decisões.

Assim, a boa gestão, aliada às ferramentas adequadas, pode reduzir em até 80% as perdas de um negócio varejista, como estimam consultores de mercado. Mas também, com o auxílio da IA, podem gerar dados extremamente relevantes que contribuirão para a maior lucratividade do negócio.

Contar com soluções tecnológicas e mecanismos de prevenção de perdas, como já vimos, é fundamental para as operações varejistas. Mas nada funcionará sem a capacitação e o treinamento constante da equipe de profissionais da empresa. E lembre-se: a cultura de prevenção de perdas na empresa deve começar de cima para baixo.

Por: Thiago Artacho (Foto), CEO da Green Retail Solutions 

Agência Hori

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