Em 2023, o Brasil registrou cerca de 632.149 acidentes de trânsito. Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Ministério dos Transportes, esse número mostra que houve uma queda de 39,41%, em comparação com o ano anterior, quando 1.043.473 foram contabilizados. Apesar da diminuição de ocorrências, o total ainda é alto e preocupa os especialistas.
Pensando nisso, no mês de maio é realizada a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a população para cuidados na direção de veículos, reduzir incidentes de trânsito e evitar mais vítimas.
Todo motorista está sujeito a se envolver em algum incidente no trânsito, seja uma batida por desatenção ou até mesmo por problemas no veículo. Acidentes de qualquer tipo podem causar danos materiais e altos custos. Uma opção para evitar sustos e garantir a integridade desse bem que representa alto investimento é a contratação de seguros. O seguro auto oferece proteção contra roubo ou furto e a danos causados por incêndio acidental, colisão, queda de objeto sobre o veículo, inundação, além de danos em consequência de acidentes aos pneus ou à pintura.
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, aponta que com a contratação do serviço, a pessoa fica amparada financeiramente caso ocorra alguma eventualidade. “Mesmo sem contratempos, o cliente terá tranquilidade garantida com a assistência completa, sempre que necessário”, afirma. “Além disso, um dos grandes diferenciais do produto é a cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa. Nesse caso, a seguradora paga a indenização se o motorista segurado for responsável por um acidente que cause danos materiais ou corporais a terceiros”.
Roubos e furtos
Segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 houve um crescimento de 8% no número de roubos e furtos a veículos no Brasil, em comparação com 2021. O documento também aponta que o furto é a principal modalidade criminal de subtração de veículos no país. “E por isso, a contratação de seguro auto é a melhor forma de evitar sustos e sufocos inesperados”, afirma Alessandra. “Além disso, o produto oferece assistência 24 horas para os segurados e permite que os clientes personalizem as apólices de acordo com as suas necessidades”.
Profissionais do Texto
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

