A 180 Seguros, primeira seguradora tech aprovada pela SUSEP, lançou um portfólio completo de seguros direcionado para fintechs e já se consolida como uma das principais seguradoras do segmento. Em menos de um ano como seguradora, a 180 Seguros já fechou parceria com as maiores fintechs de crédito do Brasil como OpenCo, Solfácil, Paketá e Condolivre e planeja terminar o ano como a líder absoluta do segmento.
Um dos destaques do portfólio, o Seguro de Proteção ao Crédito (Seguro Prestamista), tem atraído as principais fintechs do país, pois protege os segurados contra imprevistos que impeçam o pagamento de empréstimos e financiamentos e garante a quitação de algumas parcelas ou até mesmo de todo o saldo devedor, evitando assim a inadimplência do segurado e impulsionando a rentabilidade das carteiras de crédito.
De acordo com o Serasa, é crescente o número de inadimplentes no país. Em 2023, surgiram 2,02 milhões de novos inadimplentes no país, alcançando 72,07 milhões de pessoas apenas em janeiro deste ano. Impulsionado pelo aumento da inadimplência, que também afeta as fintechs, o mercado buscou proteção nas seguradoras. Recente levantamento da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) mostrou que os prêmios arrecadados com este tipo de seguro entre janeiro e novembro de 2023 foram de R$ 15,4 bilhões, um aumento de R$ 1,7 bi em comparação com o ano de 2019.
“O grande diferencial da 180 Seguros é que nascemos como uma empresa de tecnologia e, por isso, construímos uma infraestrutura que nos dá muita flexibilidade para desenvolver produtos customizados e integrar rapidamente com qualquer parceiro. Recentemente tivemos um parceiro que se integrou com a API da 180 em menos de 2 dias. Viemos do Nubank, então sabemos exatamente o que é a realidade de uma fintech, e os nossos produtos de seguros foram construídos para que a operação de seguros não distraia nossos parceiros do core business.”, destaca Mauro Levi D’Ancona, CEO da 180 Seguros.
Segundo parceiros da seguradora, a integração tech simplificada através de API única e a ferramenta de precificação dinâmica que permite aos parceiros realizarem testes A/B para diferentes níveis de preços, maximizando a conversão de vendas são dois dos principais diferenciais da 180 Seguros, que também oferece um time de especialistas em construção de jornadas dedicado para atendimento dos parceiros desde a etapa de definição do produto.
As fintechs, de uma forma geral, estão expandindo seu escopo de serviços financeiros oferecidos aos consumidores, indo além dos produtos tradicionais. Além do seguro prestamista, muitas fintechs passaram também a comercializar outros tipos de seguros, incluindo seguros residenciais, empresariais, acidentes pessoais e carteira protegida. Essa ampliação da oferta não apenas diversifica as opções disponíveis para os clientes, mas também oferece às fintechs uma fonte adicional de receita com alta rentabilidade, complementando suas ofertas financeiras principais de maneira estratégica e lucrativa.
“Temos recebido uma demanda muito grande de CEOs e Heads de fintechs nos procurando com o objetivo de oferecer seguros de forma integrada na experiência do cliente. Em alguns casos, os níveis de conversão chegam a 90%, o que acaba sendo um impacto bastante significativo na rentabilidade da operação”, destaca D’Ancona, que projeta que a 180 Seguros se consolidará como a seguradora líder de mercado entre as fintechs até o final do ano.
Pina Una
You may be interested

Veja como proteger seus dados pessoais e os do seu negócio
Publicação - 28 de janeiro de 2026O dia 28 de janeiro é considerado como data internacional pela proteção de dados, e o cenário no Brasil é de alerta. O país tem avançado em…

Parceria estratégica para elevar a assistência em viagens no Brasil
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em um movimento estratégico de grande impacto para o setor de Turismo e Eventos no Brasil, a IFASEG Seguros e a Universal Assistance anunciam uma parceria que…

80% das pessoas entre 25 e 39 anos preferem alugar do que comprar um imóvel
Publicação - 28 de janeiro de 2026Em 2026, o mercado imobiliário inicia um período marcado por grandes transformações motivadas por questões como reforma tributária, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor…
Mais desta categoria

Benefícios de uma plataforma integradora na venda de bens ou serviços massificados
Publicação - 28 de janeiro de 2026











