O brasileiro está na contagem regressiva para o carnaval, mas, apesar de toda a empolgação, o folião precisa continuar atento a algumas dicas para aproveitar o período e torná-lo ainda mais especial e completo. Uma dessas dicas é redobrar a atenção na hora de comprar bebidas alcoólicas, já que, nesses momentos de euforia, criminosos aproveitam para ludibriar consumidores com a venda de produtos falsificados ou contrabandeados. O alerta é feito pela Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que há décadas realiza iniciativas de combate ao mercado ilegal no setor.
Segundo o último Relatório de Apreensões da entidade, em 2023, 43% das garrafas apreendidas pelas autoridades e informadas à ABRABE eram falsificadas. Além dos impactos aos cofres públicos, essas bebidas podem trazer sérios riscos a quem consome. Por isso, para quem quer curtir o carnaval sem preocupação, a principal dica é ficar atento aos preços muito abaixo da média de mercado. “Escolha canais de vendas de bebidas alcoólicas confiáveis”, sugere Cristiane Foja, presidente-executiva da associação.
Caso o consumidor ainda esteja desconfiando de que o produto adquirido possa ter vindo do mercado ilegal, a associação também oferece outras recomendações. “Sempre que possível, verifique se o contrarrótulo está em português e se possui o registro do MAPA. Também vale confirmar se a embalagem do produto está em boa condição e o lacre não apresenta nenhum sinal de violação. A bebida ilegal oferece riscos à saúde, ou até a vida, já que você não sabe quais substâncias foram usadas na falsificação”, alerta a executiva.
Além dos cuidados na hora de aquirir bebidas alcoólicas, a ABRABE também chama atenção para celebrar o período com responsabilidade. “Lembre-se de intercalar um copo de água com a sua bebida alcoólica favorita. Alimentar-se bem, beber devagar e sempre com moderação também são dicas valiosas para ter uma experiência memorável de um ótimo carnaval”, completa Foja.
Giusti
You may be interested
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…
Dedalus tem Tokio Marine como novo cliente em projeto de governança e arquitetura de dados
Publicação - 22 de novembro de 2024A Tokio Marine Seguradora, uma das maiores companhias de seguros do Brasil e subsidiária do Grupo Tokio Marine, multinacional japonesa presente em 46 países, é a mais…