00:00:00
23 Nov

De acordo com a Chubb, uma das maiores seguradoras do mundo, grande parte dos produtos e equipamentos das áreas de saúde e estética no Brasil é oriunda de outros países e expõe os seus importadores a riscos importantes. “Eles respondem de forma solidária com o fabricante, em caso de processo na justiça movido por usuários insatisfeitos, com base no código de defesa do consumidor”, informa Lívia Miranda Prado, Responsável na Chubb pela área de seguros para Life Science.

De acordo com a executiva, uma parte expressiva dos importadores ainda não está consciente desse fato. “Isso é preocupante, pois se a justiça entender que o usuário tem razão em uma eventual queixa relacionada com o uso ou consumo, o importador será responsabilizado, tendo em vista que o processo judicial ocorrerá no local do dano, ou seja, no Brasil”, salienta. Ela explica que o importador pode dividir a punição com o fabricante, mas, para isso, terá de processar esse seu parceiro de negócio, colocando em risco a sua relação com ele.

Lívia conta que existe no país uma infinidade de produtos, equipamentos e dispositivos importados nos setores de saúde e estética. São itens que variam desde simples instrumentos para tratamento de pele, como pinças e alicates, até sofisticados equipamentos como ressonância magnética e monitores cardíacos para Unidade de Terapia Intensiva.

Conforme Lívia Prado, a solução para os importadores seria a contratação de um seguro específico para o produto comercializado na área de Life Science. “Em geral, o fabricante da Europa, Ásia ou Estados Unidos já está familiarizado com essa prática. Por isso, é bem provável que ele questione se o importador possui o seguro, caso ele venha a ser comunicado sobre problemas com a justiça no Brasil”, observa. Ela salienta que, se o importador tiver a apólice, mostrará que é diligente e atualizado com as exigências do mercado. “Os fabricantes normalmente sabem que os incidentes no setor de saúde e estética podem exigir pesadas indenizações por consequências mais graves como danos corporais, doenças e até mesmo óbito”, prossegue.

Para atender os importadores no Brasil, a executiva informa que a Chubb adotou a mesma postura que permitiu à companhia a liderança do setor de seguros especializados em Life Science nos Estados Unidos e Reino Unido. Por isso, segundo ela, a Chubb desenha a apólice em conjunto com o segurado, dentro de um trabalho em que ambos falam a mesma língua, com o apoio de profissionais especializados em gerenciamento de riscos do setor. “Assim, no momento do sinistro, todos sabem o que fazer, uma vez que tudo ficou muito claro antes do contrato. Se a apólice conceder cobertura, a indenização é feita sem qualquer questionamento, com o suporte de técnicos especializados na resolução de sinistros específicos para a área”, garante.

Lívia Prado conta que o seguro da Chubb pode proteger importadores de responsabilização por danos a terceiros em função de erros ou mau funcionamento de equipamentos, instrumentos, medicamentos, alimentos especiais e vários outros itens. Além disso, ela afirma que as coberturas podem englobar propriedade, interrupção de negócios, operações, empregador, prestação de serviços em locais de terceiros, recall, omissões, danos à privacidade, ofensas à reputação, prejuízos por violação de dados privados e vários outros aspectos. “Todas as proteções podem constar em uma só apólice”, explica.

De acordo com Lívia Miranda Prado, os seguros para empresas Life Sciences exigem intensa especialização e, por isso, a Chubb fornece treinamentos aos corretores interessados em desenvolver negócios no setor. No mercado global, a Chubb tem 30 anos de experiência no segmento, que é composto por áreas como biotecnologia, farmacêutica, tecnologias biomédicas, cosméticos, suplementos alimentares, dispositivos médicos e outros.

DIZ Comunicações

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
52 Vizualizações
Unimed
52 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
49 Vizualizações
Allianz Partners
49 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin